Católicos percorrerão 8km em Caminhada Penitencial

Os fiéis carregam duas cruzes durante todo o percurso

As ruas da Cidade Baixa serão tomadas por fiéis da Arquidiocese de Salvador, no dia 19 de março, durante a Caminhada Penitencial. O evento terá início às 6h30, quando serão celebradas três Missas simultâneas: em frente à Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio), na matriz da paróquia Nossa Senhora dos Mares (Largo dos Mares) e na matriz da paróquia Nossa Senhora das Dores (Lobato), presididas pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e pelos bispos auxiliares.

Este ano a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida percorrerá os 8km – da Conceição da Praia ao Bonfim. Além da imagem, como acontece todos os anos, após as Missas, os fiéis que estiverem na Conceição da Praia e no Lobato sairão em procissão carregando duas cruzes (cada uma com seis metros de comprimento e três metros de largura) até o Largo dos Mares, onde se encontrarão e seguirão juntos até a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim. Durante todo o percurso os padres estarão ministrando o sacramento da Confissão.

A Cidade Baixa fica completamente lotada durante a Caminhada Penitencial

De acordo com o coordenador da Comissão Arquidiocesana de Eventos da Arquidiocese de Salvador, padre Valter Ruy, a Caminhada Penitencial é um momento propício para que a Arquidiocese, junto com o seu pastor, caminhem juntos, pedindo a Deus a Sua misericórdia. “Neste tempo difícil, de um mundo tão desigual, onde parece que o pecado impera, onde o mundo pede uma resposta que nem sempre é a mesma que Deus quer, vamos caminhar e olhar para a frente, para a Colina Sagrada, onde encontramos o Cristo com os braços abertos nos perdoando e nos amando, para nos salvar”, diz.

Gesto concreto

Para os fiéis que irão participar da Caminhada Penitencial, a Arquidiocese faz um pedido: a doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados para as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

Na Ilha

Os alimentos são destinados para a OSID

As paróquias que fazem parte da Forania 10 (Santíssimo Sacramento, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora do Carmo e Santo Amaro) também realizam a Caminhada Penitencial neste mesmo dia (19). A Missa terá início às 7h30, em frente à matriz da paróquia Santo Amaro de Jiribatuba.