Últimas Notícias

Você está aqui: Capa / Arquidiocese / Fiéis celebraram a vitória da vida sobre a morte durante Vigília Pascal

Fiéis celebraram a vitória da vida sobre a morte durante Vigília Pascal

Logo após a Bênção do Fogo Novo, Dom Murilo acendeu o Círio Pascal, que representa a Luz de Cristo.

A igreja São Pedro dos Clérigos, no Centro Histórico de Salvador, ficou lotada na noite deste Sábado de Aleluia (15). Em frente ao templo, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, realizou a Bênção do Fogo Novo, preparando o Círio Pascal, que representa Cristo, a luz do mundo. “A ressurreição de Jesus atinge profundamente a nossa vida e vai no mais íntimo do nosso ser”, afirmou Dom Murilo.

Na Vigília Pascal a Igreja recorda e celebra o momento no qual Jesus passou da morte para a vida. A celebração é dividida em quatro partes: liturgia da luz ou lucernário; liturgia da Palavra; liturgia batismal e liturgia eucarística.

Nesta solenidade é celebrada a Missa da Ressurreição, precedida pela bênção do Fogo Novo e do Círio Pascal, bênção da água Batismal e Renovação das Promessas Batismais. Com alegria, os fiéis entoaram o Glória, celebrando a vitória da vida sobre a morte.

Como batizados, os fiéis são convidados a assumir uma nova vida trazida por Cristo ressuscitado

Durante a homilia, Dom Murilo lembrou a melhor e maior notícia de todos os tempos: Jesus está vivo! “’Não tenhas medo, sei que procurais Jesus que foi crucificado. Ele não está aqui, ressuscitou como havia dito’. Essa é a notícia que dá sentido à nossa vida e à nossa presença aqui nesta noite. Nós vivemos desta certeza: Jesus está vivo e nos acompanha em nossos caminhos”, disse.

Logo após a reflexão sobre o Evangelho, Dom Murilo abençoou a água e a aspergiu sobre os fiéis que ali estavam. Em seguida foram renovadas as Promessas Batismais. “Jesus é a água que sacia o coração humano, é a luz que ilumina a nossa vida, é quem buscamos”, afirmou Dom Murilo.

Fotos: Sara Gomes