Fiéis se preparam para a festa de São João Batista, o precursor de Jesus

A paróquia São João Batista, localizada na avenida Vasco da Gama está em festa. Até o dia 23 de junho os paroquianos participam do novenário em preparação à festa do padroeiro. O tema escolhido é  “No Ano Mariano, São João Batista aponta o sim!” e as missas são celebradas sempre às 19h, na matriz. No dia 23, antes da Celebração Eucarística haverá a bênção da fogueira.

No dia dedicado ao precursor de Jesus, 24 de junho, a comunidade participa da Missa dos devotos às 10h e da Missa da saúde às 16h. A Missa Solene em homenagem ao padroeiro será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva, às 19h.

São João Batista

João Batista, nome que significa “Deus é propício”, é o precursor de Jesus, aquele que preparou os caminhos do Senhor. Filho de Zacarias e de Isabel (prima de Maria, a Mãe de Jesus), João pregava um batismo de penitência e batizou muitos judeus, inclusive Jesus, no Rio Jordão. Daí a origem de ser chamado Batista, porque batizava com água.

A mando do Rei Herodes, João foi aprisionado e levado para a fortaleza de Macaeros, onde foi mantido por dez meses. O motivo deste aprisionamento apontava para a liderança de uma revolução. Herodíades, por intermédio da filha Salomé, conseguiu que Herodes matasse João Batista e entregasse a sua cabeça numa bandeja.

São João Batista é o único santo que tem o nascimento (24 de junho) e o martírio (29 de agosto) celebrados pelos cristãos.