Você está aqui: Capa / Formação / Dízimo: gesto de gratidão

Dízimo: gesto de gratidão

Neste segundo vídeo da série sobre o Dízimo, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão, fala sobre a gratidão.

Não consegue assistir? Leia, abaixo, a íntegra da mensagem:

“A Eucaristia é, por excelência, o ato de ação de graças, isto é, a ação pela qual nós criaturas marcadas por vivermos na situação da criação, elevamos a Deus o nosso culto de gratidão, o nosso ato de louvor, a nossa devolução a Ele de tudo aquilo que Dele recebemos.

Quando apresentamos sobre o altar, para a Celebração da Eucaristia, o pão e o vinho, assim dizemos: ‘Bendito sejais, Senhor Deus do universo, pelo pão ou pelo vinho, que recebemos de Vossa bondade, fruto da terra, da videira, mas do trabalho do homem, que agora Vos apresentamos e para nós se vai tornar o Pão da Vida e o Vinho da Salvação’ Reconhecemos que tudo vem de Deus na obra da criação, mas o nosso trabalho transforma; e ao transformarmos a criação pelo nosso trabalho, devolvemos a Deus.

Mas não podemos deixar de reconhecer que não é o nosso trabalho que é o principal da ação, mas é o dom e Deus que nos é entregue e que por nós é transformado e é elevado por Ele à dignidade nova de Jesus Cristo. É isso que corresponde o Dízimo em nossa vida. Nós aqui recebemos e reconhecemos que tudo vem Dele, que pela graça Dele nós somos capacitados a transformar a obra da criação, mas que ela, a criação, o produto do nosso trabalho, não é nosso, mas é dom de Deus, pelo qual nós apenas cooperamos.

Se somos apenas cooperadores, assim como a Eucaristia é, por excelência, ação de graças, a gratidão elevada a Deus, isso se realiza de maneira concreta pelo Dízimo: quando devolvemos a Deus o que é Dele, porque estamos trabalhando na seara, no campo que é Dele, na criação que é Dele e reconhecemos que tudo o que fazemos vindo Dele precisa também fazer com que nós participemos da Sua obra de evangelização, da Sua partilha entregue a todos os homens e da doação de cada um pela construção do Seu Reino.

Eucaristia: ação de graças; Dízimo: expressão na vida de tal ação de graças, pelo qual reconhecemos que tudo vem de Deus e a Ele referimos o fruto do nosso trabalho. Irmãos e irmãs, passemos a fazer com que a nossa vida seja este grande reconhecimento e participemos intensamente da devolução do nosso dízimo, como participação direta do trabalho da Igreja e a nossa ação de graças ao nosso Deus”.

*Texto extraído do vídeo sobre o Mês do Dízimo, com o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão. Produção, gravação e edição: Pastoral da Comunicação Arquidiocesana.