Últimas Notícias

Você está aqui: Capa / Destaque / Sessão especial na Câmara de Salvador marcará os 75 anos da Rádio Excelsior da Bahia

Rádio Excelsior da Bahia – Foto: arquivo da emissora

Com o som ecoado pelos quatro cantos da Bahia, uma das rádios mais antigas do Estado comemora neste mês de julho seus 75 anos no ar. A rádio Excelsior da Bahia, emissora da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, entidade ligada a Arquidiocese de Salvador, será homenageada pela Câmara Municipal com uma sessão especial. O evento acontece no Plenário Cosme de Farias, na sede do Legislativo soteropolitano, no dia 21 de julho (sexta-feira), às 19h. A iniciativa foi proposta pelo vereador Joceval Rodrigues.

Aberto ao público, o ato vai contar com a presença dos diretores da emissora, bem como o presidente da Fundação, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger; do padre Aderbal Galvão de Souza e dos comunicadores, voluntários e funcionários que fazem a rádio Excelsior da Bahia, cujo slogan é “A Voz do Senhor do Bonfim”, acontecer.

A sessão terá transmissão ao vivo pela TV Câmara Salvador na rede aberta de televisão através no canal 61.4 HD.

Ainda no ensejo das comemorações, a Família Excelsior, clube de sócio ouvintes que comemora 25 anos neste mês, promoverá na Igreja do Convento da Lapa no sábado (22), o Dia do Sim com louvor e orações para celebrar o momento especial da Excelsior.

BREVE HISTÓRICO

A Rádio Excelsior da Bahia AM é a primeira emissora católica do país. Ela pertence à Arquidiocese de Salvador e ocupa o 2º lugar na preferência dos ouvintes de rádio AM e está entre as 10 rádios mais ouvidas de Salvador e Grande Salvador no ranking geral, de acordo com dados do Ibope Kantar Media.

A Rádio Excelsior foi criada com a missão de ser um instrumento na formação da consciência e na promoção da cidadania, da dignidade humana, da solidariedade, da justiça e da paz.

Ela é a única emissora de rádio AM com sistema irradiante na cidade de Salvador. Esse alcance permite que a Rádio Excelsior seja ouvida em mais de 200 municípios baianos ou 50% de todo o território baiano.

Atualmente congrega ao seu nicho de comunicação da Rádio Excelsior FM 106,1 e a Rádio Excelsior Recôncavo, esta com sede em Cruz das Almas. A emissora “carro chefe” da Fundação Dom Avelar também é provedora de um jornal mensal destinado aos sócios ouvintes e dispõe de sua presença na internet através do www.redeexcelsior.com.br, aplicativos para celulares e tablets e redes sociais, o que fez nascer a Rede Excelsior de Comunicação.

Também compõem a Rede Excelsior a manutenção do sinal do canal da Rede Vida 12.1 HDTV em Salvador.

Texto: Victor Pinto (Rádio Excelsior da Bahia)