Subsecretários dos Regionais da CNBB se reúnem para Encontro Nacional no Rio de Janeiro

Até sexta-feira (21), subsecretários dos 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participam do encontro anual, na sede do Regional Leste 1, no Rio de Janeiro. Os trabalhos são coordenados pelo subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, Padre Deusmar Jesus.

Entre as diversas atividades está prevista uma visita à Cracolândia junto aos religiosos da Toca de Assis na tarde desta quarta-feira (19) e uma visita à Ilha Grande, localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro.Antes de cada subsecretário regional apresentar um pouco da realidade da sua região, o vice-presidente do regional Leste 1 e arcebispo de Niterói (RJ), dom José Francisco, fez um panorama da vida pastoral da Igreja no Estado do Rio de Janeiro. Além disso, coordenadores de pastorais das dioceses fluminenses apresentaram as realidades locais, tanto no âmbito pastoral-missionário, como no âmbito social.A reunião tem como finalidade conhecer a realidade local de cada regional, partilhar experiências, reuniões de trabalho com a Secretaria Geral da CNBB e um momento de convivência. O Arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Regional Leste 1 da CNBB, Cardeal Orani Tempesta, celebrou a missa de abertura do encontro.

O encontro dos subsecretários regionais acontece duas vezes por ano, sendo o primeiro numa região ou diocese do país no mês de julho e o segundo em Brasília (DF) no mês do novembro.

Texto e foto: CNBB e Adielson Agrelos