Últimas Notícias

Você está aqui: Capa / Arquidiocese / Arquidiocese realizou Jornada Teológica das Instâncias Articuladoras

Arquidiocese realizou Jornada Teológica das Instâncias Articuladoras

A Coordenação Arquidiocesana de Pastoral realizou no sábado (5)  a Jornada Teológica dos Serviços Arquidiocesanos, que este ano teve como tema “ Com Maria, a mãe de Jesus”. O evento que reuniu as diversas pastorais, movimentos, comunidades, entre outros organismos, aconteceu no auditório Dom Geraldo Majella, localizado na Cúria Metropolitana de Salvador (Garcia).

A Jornada contou com duas palestras: a primeira sobre o tema central proferida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. O Arcebispo destacou o Ano Mariano como o momento para celebrar, fazer memória e agradecer em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A partir da história da aparição da padroeira do Brasil, Dom Murilo evidenciou Maria como “A Mãe do Povo” – O povo de Deus olha para Jesus Cristo e toma consciência de que ao seu lado, desde o nascimento até o calvário, Maria sua Mãe está presente.

Um sinal

Dom Murilo destacou o encontro dos pescadores com a imagem: “Quem encontrou a imagem de Aparecida foram pescadores, trabalhadores, homens de coração simples. Esta imagem enegrecida parece lembrar a cor de grande parte do nosso povo”, disse. O Arcebispo concluiu falando do compromisso das lideranças de cultivar a espiritualidade mariana que é cristocêntrica.

A segunda palestra foi proferida pelo coordenador de Pastoral, padre Ricardo Henrique, que destacou a religiosidade popular e a devoção mariana como oportunidades de evangelização. ” Como lideranças, precisamos preservar as devoções marianas, sobretudo na família, pois estas devoções quando bem acompanhadas, penetram profundamente na alma do povo, levando-o a um engajamento na comunidade”, afirmou.

O encontro terminou com a consagração a Nossa Senhora.

Texto: Adjane Damasceno / Pascom da paróquia São Gonçalo do Retiro

Fotos: Manoel Eloy / Pascom da paróquia São Gonçalo do Retiro