Últimas Notícias

Você está aqui: Capa / Destaque / 200 anos: livro que conta a história do Seminário da Bahia foi lançado em Salvador

Na tarde de ontem (10) aconteceu, no Museu de Arte Sacra da Bahia, a solenidade de lançamento do livro “Seminário da Bahia 1815-2015: documentos de sua história”, organizado pelo professor e historiador Cândido Costa e Silva, com autoria dos padres Rosalvo dos Humildes, Danilo Pinto dos Santos, Paulo Roberto Soares e do diácono Luiz Felipe Montecinos.

A publicação apresenta um registro histórico dos 200 anos de atuação do Seminário da Bahia, o quinto mais antigo do Brasil, e é dividida em quatro tempos: O Proto-Seminário (1815 – 1827), o Seminário Oitocentista da Bahia (1828 – 1890), o Seminário Pré-Concílio Vaticano II (1891 – 1962) e o Seminário no Pós-Concílio Vaticano II (1962 -2015).

Durante o lançamento, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, falou sobre a importância da obra. “Em primeiro lugar, o nosso seminário, que já teve até vários nomes, é um dos primeiros do Brasil, só que não tinha um registro histórico. É extraordinário um seminário ter se mantido ao longo de 200 anos sem interrupção, formando gerações e gerações de padres. A gente pode dizer que durante muitas e muitas décadas, o clero da Bahia e até também de outros estados, era formado aqui. Era daqui que eles saíam, levando aquilo que haviam aprendido. Então, o resgate dessa história é importante não só para nós da Igreja, mas para a história da Bahia. Eu penso que os estudantes de hoje vão poder se debruçar e saber como se deu uma preocupação séria em formar o clero, aqueles que iriam estar à frente da Igreja nos mais diversos lugares”, afirmou.

A pesquisa inicial do livro teve início em 2013. “O livro tem o seu endereço: são seus leitores, mas como eu frisei, o livro é uma exposição de questões, de procedimentos da própria arquitetura da instituição à espera de quem se devolve a interrogá-lo. Eu espero que ele seja tão grande na sua riqueza, quanto foi o desejo daqueles que o fizeram”, disse o professor Cândido Costa e Silva.

O Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, marcou presença no lançamento. Da esquerda para a direita: diácono Luiz Felipe Montecinos, professor Cândido Costa e Silva, Dom Murilo Krieger, padre Paulo Roberto Soares e padre Rosalvo dos Humildes Júnior

Para um dos autores, padre Paulo Roberto, a publicação é de suma importância para que se possa conhecer o processo de formação dos sacerdotes. “Para mim foi uma grande alegria ter contribuído por que o seminário é um marco, é uma referência nacional. Poucos seminários têm uma importância tão grande como o nosso”, afirmou.

De acordo com o padre Rosalvo dos Humildes, o processo de desenvolvimento do projeto até a conclusão do livro foi de muito trabalho. “Começamos pesquisando documentos antigos para saber como era a vida do seminário desde o início até os dias atuais. Fotografamos documentos e fizemos algumas entrevistas, além da divisão dos capítulos”, disse.

“A convite do professor Cândido, eu entrei nesse projeto para preparar este livro em comemoração aos 200 anos do seminário. No trabalho eu escrevo um pequeno artigo falando sobre o seminário pós-Concílio Vaticano II. É um relato não exaustivo que fala um pouco deste período vivenciado no seminário”, contou Luiz Felipe Montecinos.

Quem desejar adquirir um exemplar deve procurar a Edufba, que é a Editora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), localizada no Campus de Ondina; ou o Seminário Central São João Maria Vianney, na avenida Cardeal da Silva, 205, Federação. O livro custa R$ 80.