Bíblia: mensagem do Deus que edifica

Dom Hélio Pereira dos Santos

Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia

“Se o Senhor não constrói a nossa casa, em vão trabalham os construtores” (Salmo 126,1). Há uma expressão que diz: “A conversa com pessoas de bem nos edifica”. Neste mês da Bíblia somos convidados a intensificar nossa conversa com Deus, revendo a mensagem que ele nos deixou.

O verbo edificar como seus sinônimos (construir, levantar, criar, engrandecer) é uma das palavras mais eloquentes da Bíblia e já o encontramos no início da criação e particularmente em Gênesis 2,22 quando Deus, a partir da costela do homem, construiu a mulher.

Ao longo da Sagrada Escritura temos muitos exemplos de construções, vejamos:

1. Antigo Testamento – Caim se tornou o construtor de uma cidade (Gênesis 4,17); Jerusalém, construída como cidade em que tudo está ligado e seu construtor é o próprio Deus (Salmo 122,3; 147,2); Davi recebe de Natã a notícia de que Deus construirá uma casa (II Samuel 7,1-17); A sabedoria construiu a sua casa, talhando suas sete colunas (Provérbios 9,1).
  2. Novo Testamento – Cristo se apresenta como construtor ágil e admirável do novo Templo (João 2,19); Edificarei a minha Igreja (Mateus 16,18); Cristo pedra angular da edificação (Marcos 12,10); Os apóstolos fundamentos da construção (Efésios 2,20); Os cristãos pedras do edifício espiritual (1 Pedro 2,5) com a missão de continuar a construção, edificando uns aos outros (1 Tessalonicenses 5,11).

“Consolai-vos, pois, e edificai-vos mutuamente como já o fazeis” (1Ts 5,11). Neste mês dedicado à Bíblia a nossa homenagem a São Jerônimo (342-420) que dedicou a sua vida ao estudo e meditação da Palavra de Deus, traduzindo-a para a Língua Latina.  O livro da Bíblia proposto para nossa edificação este ano é a Primeira Carta aos Tessalonicenses. Trata-se do mais antigo dos escritos do Novo Testamento, entre os anos 50 – 51, e mostra uma comunidade jovem e fervorosa na acolhida e vivência da Boa Nova.

Em Tessalônica se vive o desafio de cuidar da fé em uma grande cidade comercial com seus pensadores e pregadores das mais diversas filosofias e religiões. Paulo escreve aos Tessalonicenses para comunicar sua alegria e estimular a perseverança da comunidade fundada por ele, pois, sabe que na edificação do Reino de Deus cada pedra tem sua importância e a construção corre perigo quando uma pedra se quebra ou se afasta do seu devido lugar e cai.

A Igreja no nosso Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe) nos apresenta a proposta de Círculos Bíblicos 2017 para estudar e meditar a Primeira Carta aos Tessalonicenses que nos concede valiosos exemplos: 1) A alegria de viver em comunidade, apesar dos conflitos, que aos poucos são superados; 2) A experiência de pastoral urbana onde se luta para viver de maneira digna, livre e autônoma, buscando as coisas de Deus em primeiro lugar; 3) Aproveitar os conselhos de Paulo sobre como deve ser o agir de um cristão; 4) Entender a vida cristã como doação e espera ativa do Senhor.

Aproveitemos esta oportunidade para acolher a Palavra edificadora que Deus nos oferece como chuva de bênção: “Como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam, sem terem regado a terra, tornando-a fecunda e fazendo-a germinar, dando semente ao semeador e pão para comer, tal ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não volta a mim sem efeito; sem ter cumprido o que eu quis, realizado o objetivo de sua missão” (Isaías 55, 10-11).

Não podemos permitir que a “Palavra de salvação que desperta a fé no coração dos infiéis, que  alimenta a fé no coração dos cristãos, que faz nascer e crescer a comunidade dos cristãos” (Presbyterorum Ordinis, n.4), seja recebida por nós de forma mecânica, indiferente, carente de significado ou sentido para nossa vida.  Quando Deus comunica sua Palavra, Ele espera nossa resposta para que n´Ele tenhamos vida.

Deus nos fala pela Bíblia para nos motivar, despertar a fé, levar à ação. O nosso desafio é nos afastar do barulho, do ruído do mundo, para escutar o Criador.  É hora de ouvir a voz de Deus que está sempre a edificar quem a escuta. Nada acontece se o leitor não estiver disposto a acolher a Palavra. Deixemos que a Palavra de Deus nos edifique. Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja conosco! (cf. 1 Ts 5,28).