Redes sociais na preparação para o Sínodo dos Jovens

Até a próxima sexta-feira, 15 de setembro, um seminário internacional em Roma está preparando o Sínodo dos Bispos de 2018 sobre os jovens, através da participação de representantes de diferentes realidades diocesanas mundiais, inclusive do Brasil. O evento acontece na Cúria Generalícia dos Jesuítas, na capital da Itália, mas já pode ser acompanhado de perto e de vários países pelas redes sociais: FacebookTwitter Instagram.

Segundo o Padre Ariel Beramendi, da Secretaria do Sínodo dos  Bispos, o perfil nas três redes foi aberto com o mesmo nome em inglês: Synod2018. O sacerdote orienta para o uso da #Synod2018 em todas as línguas, inclusive “para existir uma grande conversação e diálogo sobre o tema, num convite a todos os atores, especialmente aos jovens que estão presentes nas mídias sociais, para intervir e dar também a sua opinião sobre os conteúdos do Sínodo, os jovens e a Igreja”.

As atividades on-line em preparação à XV Assembleia Geral Ordinária sobre os jovens estão sendo administradas pela Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos. O site dedicado ao evento também já está disponível, compondo um mosaico digital que vai ao encontro da dimensão contemporânea dos jovens. O canal para ampliar a participação e o diálogo com a juventude mundial pode ser acessado pelo link: youth.synod2018.va.

O site, de fato, não é uma simples vitrine de informações, mas está oferecendo a possibilidade de responder a um questionário com diferentes temas e em várias línguas, entre elas, no próprio português. As respostas, segundo a Secretaria do Sínodo, deverão ser enviadas até o dia 30 de novembro. (AC/GC)

(Texto da Rádio Vaticano)