Paróquia da Lapinha celebra a Festa de Reis

Com o tema “Na plenitude dos tempos, Jesus se revela a todos”, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Lapinha) celebra a Festa de Reis. De 2 a 4 de janeiro a comunidade participa do tríduo, sempre às 19h, e de quermesse a partir das 20h30.

Como parte da programação, no dia 5, será celebrada Missa às 18h, seguida do desfile dos tradicionais Ternos de Reis, que sairá da matriz, seguirá até a Soledade e retornará para a matriz onde aguardará outros Ternos de Reis de paróquias da Arquidiocese de Salvador.

Para encerrar os festejos, no dia 6 de janeiro os fiéis se encontrarão na matriz para a Missa às 7h30. A Missa Solene terá início às 19h e logo após a Celebração Eucarística haverá o desfile do Terno Anunciação e a queima das palhas do presépio.

É importante destacar que a cada noite, durante o tríduo, os fiéis são convidados a realizar um gesto concreto, por meio da doação de alimentos não perecíveis, materiais descartáveis, de higiene pessoal e de limpeza.

Festa dos Santos Reis

O “Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis”, comemorado em 6 de janeiro, tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, vindos do Oriente, guiados por uma estrela. Os três Reis Magos levaram a Jesus recém-nascido ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos). Tais presentes simbolizam, ainda, o futuro da missão de Jesus.

A intenção dos evangelistas ao mostrar os magos vindos do Oriente foi ensinar  que o Cristo veio não apenas para o povo de Israel, mas para todos os povos e nações do mundo. A festa popular – também conhecida como Folia de Reis – foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e até os dias atuais é tradição em regiões como o Nordeste, São Paulo e Minas Gerais.