Últimas Notícias

Você está aqui: Capa / Destaque / Após restauração, Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo foi reaberta

Após restauração, Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo foi reaberta

Cerimônia de reabertura teve início às 18h30

Após 16 anos fechada e mais três anos e meio de um processo intenso de restauração, a Igreja Santíssimo Sacramento da Rua do Passo foi reaberta nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro. Hoje, quem olha para o templo não imagina o trabalho complexo que envolveu diversos profissionais, com o objetivo de preservá-lo.

“A restauração desta Igreja é também uma homenagem aos antepassados que, com tanto sacrifício e tanta dedicação, construíram e nos deixaram essas igrejas como herança. Nós queremos agora cuidar delas, reconhecendo que muito devemos a quem nos antecedeu. Eles demonstraram que pela fé foram capazes de uma obra assim e nós, pela fé, queremos ser capazes de colocar uma igreja como essa a serviço novamente da comunidade”, afirmou o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Localizada no Centro Histórico de Salvador, a Igreja do Passo  ficou conhecida mundialmente após ter as escadarias de acesso como o principal cenário do filme “O Pagador de Promessas”, gravado no ano de 1962. Para restaurar o templo, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por meio do PAC Cidades Históricas, investiu 11 milhões de reais. “Salvador tem um patrimônio artístico-religioso imenso. A comunidade de Salvador tem uma relação profunda com essa Igreja, que foi marcada pelo filme. Ela é uma igreja icônica, histórica”, disse a presidente do IPHAN, Kátia Bogéa.

Durante a cerimônia de reabertura, moradores do entorno da Igreja aproveitaram para rever e também conhecer o templo construído em 1736. “Estou agradecendo a Deus por essa oportunidade da restauração, de mais um espaço que abre as portas para os paroquianos e para todos os turistas que visitam Salvador, que tem um espaço para rezar e também para fazer a visita, para conhecer o espaço sagrado. A gente fica feliz em ver um templo como esse sendo restaurado”, contou o diácono Augusto César, da Paróquia Santo Antônio Além do Carmo.

No Passo

Salão Nobre recebeu o nome do Arcebispo Dom Murilo Krieger, SCJ

Para que a comunidade possa ter uma vida ativa, a Fraternidade Samaritanos Beneditinos, responsável pelo trabalho de evangelização da Igreja, está com uma série de atividades. “Nós teremos um trabalho com Missas, adoração ao Santíssimo Sacramento, catequese só para adultos e o trabalho também de Educação Patrimonial e Preservação do Patrimônio, indo pelo turismo patrimonial, cultural e religioso”, conta o fundador da Fraternidade, Irmão Jorge Mendes.

“É uma Igreja que vai servir à comunidade. Claro, uma Igreja como essa, que é toda ela riquíssima de obras artísticas, tem outra atração: as pessoas vêm aqui para admirar o belo e o belo é Deus. Toda a beleza é o reflexo da beleza de Deus”, afirma Dom Murilo.

“Esta é uma das igrejas mais bonitas de Salvador, com um caráter afetivo muito grande para nossa cidade, além de tudo uma das mais procuradas e conhecidas. E depois de quase quatro anos de restauração, se apresenta com essa beleza, com essa grandiosidade de que nos orgulha, nos enche de muita alegria. Além de tudo, é importante para reforçar o turismo religioso em Salvador, com consequências econômicas para a nossa cidade. Enfim, está de parabéns o IPHAN e a nossa Arquidiocese por essa grande obra”, afirmou o prefeito de Salvador, ACM Neto.

Logo após a cerimônia de reabertura, os participantes puderam conhecer todos os espaços da Igreja que, a partir de agora, conta com equipamentos que ajudam na acessibilidade de deficientes físicos, como elevadores. Foi também durante a visita às instalações do templo que Dom Murilo ganhou um presente: o Salão Nobre da Igreja recebeu o nome do Arcebispo: Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ.

Texto: Sara Gomes, com entrevistas realizadas por Manoel Eloy

Fotos: Manoel Eloy / Pascom da Paróquia São Gonçalo do Retiro