Paróquia Divino Espírito Santo prepara a Festa do Divino

A Paróquia Divino Espírito Santo (Estrada da Muriçoca, 714, Vale dos Lagos) já se prepara para celebrar a tradicional FESTA DO DIVINO, que este ano terá como tema Divino Espírito Santo, iluminai os leigos e concedei-nos a vossa paz! O setenário (sete dias em preparação para a festa) acontecerá de 13 a 19 de maio, sempre às 19h30, na comunidade Matriz. No primeiro dia (13) será realizado o 2º Ilumina Divino, que é um momento marcado por show, pregação, adoração ao Santíssimo Sacramento e Missa, às 15h.

Antes do início do setenário, no dia 29 de abril, às 9h, acontecerá o hasteamento do Mastro do Divino. “Sairemos em procissão da residência dos senhores Jorge e Lúcia, localizado no Condomínio Dom Bosco, no Vale dos Lagos, com o mastro, acompanhado de uma charanga, animando toda a procissão. Ao chegar na matriz haverá a bênção do mastro. As mulheres amarrarão fitas brancas e vermelhas dando três nós e fazendo três pedidos ao Divino Espírito Santo. Em seguida o capitão de mastro, juntamente com os homens da paróquia, fará o hasteamento”, explica o pároco, padre Jaciel Bezerra.

A programação da festa segue no dia 6 de maio, quando serão celebrados os 25 anos do grupo El Shadai. Neste dia também haverá a eleição do novo imperador e da nova imperatriz. Cabe a eles a responsabilidade de zelar pela realização da festa, incentivando a participação popular e angariando fundos para o ano de 2019.

Os festejos em honra ao Divino Espírito Santo serão encerrados no dia, 20 de maio – Solenidade de Pentecostes. A programação conta com a alvorada às 6h, seguida de Missa da Coroação do Imperador às 7h30. Às 10h haverá a Missa com oração por Cura e Libertação. Já às 16h os fiéis participam da Procissão com o Cortejo do Imperador do Divino e sua corte. Este ano o cortejo contará com novas alas compostas pelas crianças das pastorais de Iniciação à Vida Cristã, Juventude e das comunidades da paróquia.

O ponto alto da festa será a  Missa Solene será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão, às 18h.

O cortejo

O cortejo contará com novas alas tendo a participação das crianças das pastorais de Iniciação à Vida Cristã, Juventude e das comunidades da paróquia. As alas estarão distribuídas em: Corte Celestial (serafins, querubins e arcanjos), Bandeiras do Divino, as Meninas das Virtudes Teologais (fé, esperança e caridade), os Dons do Divino, os Frutos do Espírito Santo, Paz para o Mundo, Estandartes com as manifestações do Divino Espírito Santo, as Rezadeiras, o Imperador e a Imperatriz, Festeiros, o Andor, as Madrinhas, Banda e os Devotos.