Solenidade de Corpus Christi reuniu milhares de fiéis no Centro de Salvador

A Missa foi celebrada no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Garcia

O Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no bairro do Garcia, ficou lotado na manhã desta quinta-feira (20). Milhares de fiéis, de diferentes paróquias da Arquidiocese de Salvador se reuniram em torno do seu pastor, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, para, juntos, celebrar a Solenidade de Corpus Christi.

“A Igreja celebra hoje a presença de Cristo na Eucaristia, mas de uma forma pública, para dizer que nós cremos nessa presença de Jesus sob a hóstia consagrada, por isso levamos esta hóstia pelas ruas da cidade, numa manifestação pública da nossa fé e, ao mesmo tempo, num pedido a Jesus, para que Ele passe pelas ruas de nossa cidade, entre em cada casa, em cada coração, levando o Seu amor, a Sua paz, as Suas bênçãos”, afirmou Dom Murilo.

Durante a homilia, Dom Murilo destacou que, na celebração deste dia, cada um é conclamado a proclamar a fé. “Somos convidados a rezar um pequeno credo, que eu resumiria em três verdades fundamentais para a nossa fé: a primeira: eu creio no amor de Cristo; a segunda: creio na salvação de Cristo; e a terceira: creio na presença de Jesus entre nós”, disse o Arcebispo.

Logo após a Missa, teve início a procissão com o Santíssimo Sacramento, passando pela Avenida Leovigildo Filgueiras (Garcia), Avenida Sete de Setembro e seguindo até a Rua Direita da Piedade, onde está localizado o Santuário Nossa Senhora da Piedade. É importante destacar que, este ano, o percurso foi alterado devido as obras de requalificação da Rua Chile.

Ao longo de todo o caminho, membros de grupos, movimentos, pastorais, Irmandades e Devoções formavam um verdadeiro tapete, ladeando as ruas para que o Santíssimo Sacramento pudesse ser conduzido por Dom Murilo. “Estamos aqui para demonstrar o nosso louvor, a nossa gratidão a Jesus presente na Eucaristia”, disse o paroquiano da Paróquia Nossa Senhora da Penha de França, Luan Sacramento.

Assim como Luan, quem participou, com o coração agradecido a Deus, foi a jovem Camila Ramos, da Comunidade Católica Shalom. “É muito importante, para nós católicos, estarmos participando da celebração do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. A Eucaristia é a prova viva do seu amor. Que nós possamos, cada vez mais, estar presentes nessa celebração”, disse.

Da janela do Santuário Nossa Senhora da Piedade, Dom Murilo abençoou os fiéis

Ao chegar ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, Dom Murilo conduziu o Santíssimo Sacramento até a janela no andar superior da Igreja, para abençoar os fiéis que se encontravam em frente ao templo. Em seguida, Jesus Eucarístico foi conduzido até o altar, para adoração e a bênção final.

A Solenidade dos Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus é também chamada de Festa da Unidade, já que os católicos unidos pela fé confirmam a presença de Jesus na Eucaristia. “É isso o que celebramos há quase sete séculos na Igreja; e aqui em Salvador, uma particularidade: que é a primeira cidade do Brasil que celebrou Corpus Christi, portanto, somos herdeiros de uma tradição de quase 500 anos”, disse o Arcebispo.

Fotos: Sara Gomes e Emilly Lima