Arquidiocese Notícias

Terço dos Homens da Forania II promove campanha para doação de sangue

Eudálio Sales Lisboa, coordenador do Terço dos Homens na paróquia São José de Amaralina

Com o objetivo de colaborar no reabastecimento do banco de sangue da rede pública de saúde, o Grupo de Oração Terço dos Homens (GOTH’s), da Forania II, promove a campanha “Partilhe a vida. Doe sangue. A iniciativa acontecerá entre os dias 23 e 30 de abril e os interessados em participar devem procurar a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia – HEMOBA (unidade localizada no Hospital Geral do Estado – HGE).

A coleta de sangue é realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h30. De acordo com o coordenador do GOTH’s na paróquia São José de Amaralina, Eudálio Sales Lisboa, a campanha parte do desejo de ajudar ao próximo. “Nós nos empenhamos nesta campanha de doação de sangue diante da necessidade e da precariedade dos bancos de sangue”, afirma.

Para ser doador, o interessado deve ter entre 18 e 65 anos, estar bem alimentado, pesar 50 quilos ou mais, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação, além de estar em boas condições de saúde. Quem teve hepatite após os 10 anos de idade ou malária, ou tem doença de chagas, Aids, infecções causadas pelos vírus linfotrópicos de células T humanas (HTLV) ou utiliza drogas injetáveis fica impedido, definitivamente, de ceder sangue.

É importante ressaltar que, para aqueles que abraçarem a campanha promovia pelo GOTH’s, haverá um encontro no dia 25 de abril, na Hemoba, das 7h30 às 12h30.