Arquidiocese Notícias

Trezenas, Missas e procissões marcam as homenagens a Santo Antônio em Salvador

Para celebrar a festa de Santo Antônio, os fiéis da Arquidiocese de Salvador participam de trezenas, orações preparatórias, Missas e procissões nas paróquias e nas comunidades dedicadas ao “pai dos pobres”. Confira as programações!

Com o tema “Santo Antônio, uma vida só de amor” e o lema “Vós sois sal da terra e luz do mundo”, a Paróquia Santo Antônio Além do Carmo (Largo do Santo Antônio) celebra a festa do padroeiro. A trezena, que teve início no dia 1º, segue até o dia 13 de junho, sendo que até o dia 12 inicia às 20h, e no último dia conta com uma programação especial. Neste dia (13) os fiéis participam de alvorada às 6h e Missas às 7h, 9h, 11h (com Oração por Cura e Libertação) e 16h30. Às 17h30 terá início a procissão, que sairá da Matriz, seguirá pelo bairro do Barbalho e retornará para a Matriz, onde será celebrada a Missa campal, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho.

Santo Antônio também recebe homenagens na Paróquia dedicada a ele, localizada no bairro de Cosme de Farias. O tema central escolhido para a trezena deste ano é “Com Santo Antônio aprendemos a superar a violência” e as celebrações iniciam sempre às 19h30, com exceção do dia 10 de junho, quando os devotos participam da Missa às 8h e da trezena às 18h30. No dia festivo a programação começa com alvorada às 5h, seguida de Missa. Às 9h haverá a Bênção de Santo Antônio e ao meio dia será celebrada mais uma Missa. 15h os fiéis recitarão o Terço da Misericórdia. Os festejos serão encerrados às 19h30, quando o frei Sérgio Moreira Rodrigues presidirá a Missa.

Para celebrar a festa de Santo Antônio, a Igreja Santo Antônio da Barra (Ladeira da Barra) está com uma programação especial. Até o dia 12 os fiéis participam da Trezena, com início sempre às 18h3o, seguida de Missa. No dia festivo (13) serão celebradas Missas durante todo o dia: às 6h30, 8h, 9h30, 10h30, 12h, 14h30, 15h30, 16h30, 18h e 19h30.

De acordo com o reitor da Igreja Santo Antônio da Barra, muitas características de Santo Antônio irão inspirar a trezena. “Humildade como ponto de partida, prudência em tudo,verdadeira sede de justiça, forte na tribulação,exímio modelo de temperança, fiel espera em Deus, caridade, amor a Maria, Mãe de Jesus. Santo Antônio será lembrado como autêntico cristão, dom de Deus para a Igreja, bondoso e inspirador da felicidade familiar”, afirma.

Com alegria e entusiasmo, a Paróquia Santo Antônio (Fazenda Coutos) se prepara para celebrar a Festa Padroeiro, o Glorioso Santo Antônio. O tema central escolhido para 2018 é “A Palava de Deus é alimento” (cf. Lc 4,4), e a cada noite, como subtemas, serão meditadas passagens bíblicas. “Este ano, de modo especial, faremos este caminho iluminados pela Palavra de Deus; Palavra esta que guiou os passos do nosso Glorioso Padroeiro, o Varão Evangélico, o Zelador  da Lei. Venha celebrar conosco! Você e toda a  sua família são  os nossos convidados especiais”, convida o pároco, padre Elísio Serpa. Confira a programação completa aqui!

ORAÇÃO POR UM DIA FELIZ