Um mês inteiro com Maria: Nossa Senhora da Penha de França

Nossa Senhora da Penha de França3Na série Um mês inteiro com Maria homenageamos a Mãe de Jesus sob o título de Nossa Senhora da Penha. Na Arquidiocese de Salvador, a paróquia dedicada a santa está localizada no bairro da Ribeira. A igreja foi construída em 1742 por iniciativa do Arcebispo D. José Botelho de Matos como capela de seu palácio de verão, ao lado. As duas unidades são ligadas por uma “loggia” com galeria superposta e em 1760 foi elevada à paróquia. Além do mais, existe uma área interna totalmente ajardinada encimada por palmeiras imperiais.

História da devoção

Existia no oeste da Espanha uma serra muito alta e íngreme chamada Penha de França, na província de Salamanca (Castela e Leão). Por volta de 1434, segundo algumas fontes históricas no dia 19 de maio, o peregrino francês Simão Vela sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que estava enterrada no topo de escarpada montanha, em razão de uma guerra entre cristãos e muçulmanos, na qual os católicos escondiam suas imagens para não serem destruídas, cercada de luz e acenando para que ele fosse procurá-la. Simão Vela, assim se chamava o peregrino, durante cinco anos andou procurando a mencionada serra, até que um dia teve indicação de sua localização e para lá se dirigiu. Após três dias de intensa caminhada, pela razão de segundo ele próprio, em seus êxtases ouvir sempre a advertência divina: “Simão, vela e não durma!” (pelo que passou a adotar o sobrenome de Vela, como ficou conhecido), escalando penhas íngremes, o monge parou para descansar, quando viu sentada perto dele uma formosa senhora com o filho ao colo que lhe indicou o lugar onde encontraria o que procurava. Auxiliado por alguns pastores da região, conseguiu achar a imagem que avistara em sonho.

Construiu Simão Vela uma tosca ermida nesse local, que logo se tornou célebre pelo grande número de milagres alcançados por intermédio da Senhora da Penha de França, e mais tarde ali foi construído um santuário no topo da Penha de França, no município de El Cabaco (Salamanca, Espanha). O intelectual católico francês Maurice Legendre influenciou a recuperação do santuário (especificamente, em 1934 organizou uma peregrinação para marcar o quinto centenário da descoberta da imagem). Legendre é enterrado na nave da igreja.