Arquidiocese Destaque

Verão com Fé: Pastoral do Turismo divulga atividades para os meses de janeiro e de fevereiro

Folder está sendo distribuído em Igrejas e pontos turísticos de Salvador

Diante do grande número de turistas que visitam a capital baiana no período do verão, a Pastoral do Turismo da Arquidiocese de Salvador organizou e está distribuindo um folder com uma série de atividades, que tiveram início no mês de dezembro e seguirão durante os meses de janeiro e de fevereiro.

Para que você possa ter acesso a estas informações, nós disponibilizamos aqui as programações. Confira:

Janeiro

01 de janeiro – Devoção ao Nosso Senhor dos Navegantes e a Nossa Senhora da Boa Viagem

8h – Missa na Basílica da Conceição da Praia.

10h – Procissão terrestre, da Conceição da Praia até o píer da Capitania dos Portos, com a imagem de Bom Jesus dos Navegantes que seguirá em Procissão Marítima até a Ponta do Humaitá, e em procissão terrestre da Ponta do Humaitá até Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem.

04 de janeiro – Sexta-feira da Proteção (1ª sexta-feira do Ano)

Missas campais celebradas de hora em hora, das 5h às 18h, na Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, Colina Sagrada. Um andor com a imagem do Senhor do Bonfim, que será conduzido durante a 5ª Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma”, permitirá que os fiéis amarrem suas fitinhas com preces e pedidos de proteção. Caixas coletoras estarão espalhadas pelo Santuário para recolher os pedidos de graças para o ano que se inicia.

05 de janeiro – Festa de Reis

18h – Missa Solene seguida do tradicional desfile dos Ternos de Reis pelas ruas da Lapinha.

06 de janeiro – Festa de Reis

Os fiéis se encontrarão na Matriz às 6h, quando acontecerá a alvorada, seguida de café da manhã partilhado com a comunidade. Já às 7h30 será celebrada a Missa em Ação de Graças pelos 27 anos do Terno Anunciação e pelo Grupo de Oração Terço dos Homens (GOTH’s).

Ainda como parte da programação, às 11h o Grupo de Jovens Anunciação realizará uma feijoada. Para encerrar os festejos, às 18h será celebrada a Missa Solene, presidida pelo pároco, padre Edílson Bispo Conceição.

06 de janeiro – Festa do Santíssimo Sacramento

7h – Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Penha de França (Praça Pe. Francisco Dórea Reis, s/n, Ribeira). Festa do Orago da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Penha de França com Missa Solene, procissão, Adoração e Benção do Santíssimo Sacramento.

10 a 19 de janeiro – Solene Novena do Senhor Bom Jesus do Bonfim

19h – diariamente na Basílica Santuário do Senhor Bom Jesus do Bonfim, Colina Sagrada.

Tema: Jesus, o amado Senhor do Bonfim, é a nossa paz.

Lema: “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz”.

16 de janeiro – A Catedral Basílica do São Salvador – Um roteiro de cultura e fé

14h – Visita guiada à antiga Capela do Colégio de Jesus, a partir de uma abordagem histórica e da espiritualidade. Entrada franca com inscrição prévia. Vagas limitadas.

Local: Catedral Basílica

17 de janeiro – Lavagem do Bonfim

8h – 5ª Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma”, saindo da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia e seguindo até a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim. Lema: “A Solidariedade gera a Paz”

Após a chegada da Caminhada, Pe. Edson Menezes, reitor da Basílica Santuário, transmitirá, da janela central da Basílica, uma mensagem de esperança, rezará com os fiéis uma oração pela paz e concederá a todos uma bênção. Após a chegada do Cortejo das Baianas e da tradicional Lavagem do Adro da Basílica, a imagem do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal da Basílica Santuário para veneração pública dos fiéis, até às 18h.

20 de janeiro – Festa do Senhor Bom Jesus do Bonfim

7h30 – Missa Solene, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, que concederá a Bênção Apostólica, com Indulgência Plenária.

16h – Procissão dos três pedidos. Saída da Igreja dos Mares. Ao chegar à Colina, serão dadas três voltas em torno da Basílica, fazendo os três pedidos. Encerramento com oração pela paz e Bênção do Santíssimo Sacramento.

22 de janeiro – Jubileu dos 260 anos da Criação da Paróquia Nossa Senhora da Penha de França

18h – Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França (Praça Pe. Francisco Dórea Reis, s/n, Ribeira).

26 de janeiro – Procissão Marítima do Senhor Bom Jesus dos Navegantes da Ilha de Maré

14h – saída da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França (Praça Pe. Francisco Dórea Reis, s/n, Ribeira). Devoção dos Moradores da Ilha de Maré. A imagem é trazida na sexta-feira e permanece na Igreja da Penha até o sábado.

27 de janeiro – Festa de São Lázaro

Igreja de São Lázaro e São Roque (Rua Alto da Federação, s/n – Alto da Federação).

15h – Missa Solene, seguida de procissão pelas ruas do bairro da Federação. Encerramento com a bênção do Santíssimo Sacramento.

27 de janeiro – Caminhada Paz e Luz

16h30 – saída da Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Luz, seguindo pelas ruas do bairro da Pituba.

18h – Missa Campal na Praça Nossa Senhora da Luz.

Fevereiro

02 de fevereiro – Festa da Apresentação do Senhor – Festa de Nossa Senhora da Luz

19h30 – Missa Solene na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Luz, Pituba.

13 de fevereiro – A Catedral Basílica do São Salvador – Um roteiro de cultura e fé

Loca: Catedral Basílica

23 de fevereiro – Passe o Carnaval com Jesus

A partir das 16h, no Salão de Eventos da Paróquia Nossa Senhora da Penha de França (Rua da Penha, s/n, Ribeira – anexo a Igreja) – Confraternização Paroquial relembrando músicas antigas que fizeram parte da história e distribuição dos horários de Plantão de Oração durante o Carnaval. Renda destinada a Projetos Sociais. Ingressos: R$ 25.