Revista Primaz: versão digital da 6ª edição já está disponível

Contar histórias e iniciativas bacanas que nos fazem repensar as nossas atitudes e nos ajudam a querer dar um novo impulso às nossas vidas. Foi pensando nisso que a equipe da Revista PRIMAZ preparou esta sexta edição, que em breve chegará a todas as paróquias, na versão impressa, mas que já pode ser conferida na versão digital [clique aqui e confira].

Uma dessas iniciativas, contadas nesta revista, é o projeto Jesus nas Ruas, realizado pela Obra Lumen de Evangelização que, mais do que oferecer alimentos para quem se encontra em meio aos excluídos da sociedade, busca resgatar a dignidade de homens e mulheres, filhos e filhas de Deus, que se encontram em situação de rua. Os gestos são simples – dar um abraço, um aperto de mão, oferecer os ouvidos para escutá-los, fazer-se presença -, mas dizem muito para quem achava que estava “esquecido” em praças e viadutos da capital baiana.

Nesta edição você vai poder conferir, também, notícias da nossa Arquidiocese. Uma delas é o Seminário Anual da Pastoral do Dízimo, que será realizado já em preparação ao mês de julho, conhecido como “Mês do Dízimo”. Tem, ainda, informações sobre a 14ª edição da Caminhada com Maria, promovida pelo Grupo de Oração Terço dos Homens (GOTH’s) e que reúne milhares de homens na procissão que vai do Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida até o Santuário Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schöenstatt.

Ainda na editoria Vida da Igreja, destacamos a programação para o Mês Mariano na Comunidade Nossa Senhora do Bom Parto, da Paróquia Santo Antônio de Portão, em Lauro de Freitas. E você já ouviu falar na Mariapólis, evento promovido pelo Movimento dos Focolares? Confira na página 8!

De 2 a 9 de junho deste ano, a Igreja realizará a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Em nossa Arquidiocese, esta atividade começará ainda mais cedo, com o objetivo de contemplar as Igrejas-membro do Conselho Ecumênico Baiano de Igrejas Cristãs (CEBIC). Veja na página 9.

Você já observou as vestes litúrgicas do nosso Arcebispo Dom Murilo? Já prestou atenção no Pálio? Mas, você sabe o que é o Pálio? Nesta edição, na editoria Curiosidades, nós vamos contar o que é, de que material é confeccionado e por que o Papa, os cardeais e os bispos metropolitanos e primazes recebem o Pálio.

A juventude da nossa Arquidiocese tem desenvolvido um trabalho importante junto com os meninos e meninas das mais diversas expressões juvenis. Um exemplo de atividade já realizada este ano: a primeira Missão Jovem, que percorreu as ruas do bairro de Massaranduba. Para falar sobre esta missão, bem como sobre o planejamento do Setor Juventude, a nossa equipe entrevistou os articuladores Leandro Loyola e Daniel Assunção. Confira este bate-papo nas páginas 12 e 13.

A Paróquia São José Operário e a Paróquia Nossa Senhora da Penha de França possuem muitas histórias! Uma está completando 50 anos de existência; a outra, 276 anos. Por isso, nós não poderíamos deixar de falar sobre elas! A sexta edição traz, ainda, uma matéria sobre a chancelaria, na qual o chanceler, padre Antônio Ademilton Santa Bárbara explica como funciona esta instância arquidiocesana.

E, já que “quem canta reza duas vezes”, nesta edição você vai poder conferir uma matéria com cantores católicos que possuem o dom de, com suas vozes, ajudar a nos conduzir ao céu. Confira nas páginas 30 e 31.

Com o objetivo de auxiliar os que mais precisam no mundo todo, a Igreja conta com o apoio da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (ACN). Na página 23, é possível conferir um texto preparado pela equipe da ACN, que explica como surgiu e como é desenvolvida a missão desta importante fundação.

E nesta edição tem artigo? Com certeza! E quem nos escreve é o nosso bispo auxiliar, Dom Hélio Pereira dos Santos. O texto está disponível na página 14. Dando continuidade aos artigos escritos por seminaristas, nesta edição tem mais um saindo do forno e preparado com muito carinho. Além do artigo, nós preparamos duas fotos para que você possa conhecer os seminaristas que estão na etapa Propedêutica e também os que já estão no Seminário Central São João Maria Vianney (Filosofia e Teologia). Confira!

Boa leitura!