15 novos diáconos permanentes foram ordenados para a Igreja de Cristo

Pelas mãos do Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, 15 novos diáconos permanentes foram ordenados no último sábado, 6 de julho. A Santa Missa com o rito de Ordenação Diaconal aconteceu na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador – Igreja Mãe de todas as paróquias da Sé Primacial do país -, que estava lotada, e foi concelebrada pelos bispos auxiliares e por padres do clero da Arquidiocese de Salvador e da Diocese de Camaçari. Todos queriam testemunhar o sim destes homens que se colocam à serviço.

“Hoje é um dia de alegria, de louvor a Deus, um dia de festa. Nós temos essa graça de acolher 15 novos diáconos permanentes, isto é, servidores da nossa Igreja na Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Nós expressamos a Deus nosso louvor, nossa ação de graças, mas ao mesmo tempo nossa gratidão imensa a cada um dos novos diáconos, dispostos a serem servidores nas nossas comunidades e aos seus familiares. Nós agradecemos a todos de coração, porque sabemos que só por graça de Deus, com o apoio dos irmãos, é possível exercer de maneira fiel e feliz esse ministério tão importante na Igreja”, afirmou Dom Sergio.

Após a Proclamação do Evangelho, os candidatos foram chamados pelo nome e apresentados ao Cardeal pelo padre Adilton Pinto Lopes, assistente eclesiástico da Comissão Arquidiocesana de Diáconos, que confirmou que todos eles são dignos de receber o Ministério Ordenado.

Logo após a homilia, os candidatos se comprometeram a serem fiéis a Cristo e a Igreja. Em seguida, prostraram-se ao chão, enquanto toda a assembleia entoava a Ladainha de Todos os Santos. Terminada a Ladainha, Dom Sergio impôs as mãos sobre as cabeças dos ordenandos. Em seguida, as esposas se aproximaram segurando as vestes diaconais e as estolas, que foram levadas até cada um deles para que fossem vestidos, com a ajuda de sacerdotes. Um momento forte e de muita emoção. “É uma graça muito grande ele ter essa vocação e a gente responder juntos, como família. Esse tempo de preparação foi de sacrifícios, um tempo de muita luta, de oração e que hoje teve a graça concedida”, disse Ana Paula Fagundes Andrade, esposa do neodiácono Waldacyr Fagundes Andrade.

Assim como todos os que foram ordenados, o neodiácono Leandro Jorge Rocha Santos estava com o coração agradecido. “É inenarrável a emoção que sentimos nesse momento, porque reconhecemos que não somos dignos no ministério que o Senhor nos concede, mas como Ele faz brotar a água da rocha, que Ele possa, através de nós, trazer graças ao povo de Deus, através do nosso serviço, e que a gente possa ser conduzido pelo Santo Espírito ao serviço da Igreja e de Cristo. Então, a emoção é muito grande, é o encerramento de uma etapa e o início de outra. E agora esperamos que pela oração do povo, que sustenta também os servidores, possamos, com a graça de Deus, exercer o mais dignamente possível esse Santo Ministério e, com a graça de Deus, possamos alcançar todos juntos a vida eterna”, disse, emocionado.

Fotos: Sara Gomes