Cardeal Dom Sergio da Rocha instala Paróquia Jesus Bom Pastor e dá posse ao primeiro pároco

No dia 10 de março, a Arquidiocese de Salvador passou a contar com mais uma paróquia, sendo, a partir de agora, 102 em todo o território. Instalada pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, a Paróquia Jesus Bom Pastor está localizada em Vida Nova, no município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana da capital baiana. Na mesma Celebração Eucarística de instalação da paróquia, os fiéis testemunharam a posse do primeiro pároco, padre Sérgio Ricardo Gomes de Freitas [clique aqui e confira fotos].

A Santa Missa teve início às 10h, mas, com muita antecedência, a Matriz já estava lotada. “Temos a alegria e a graça de instalar hoje a nova paróquia e de acolher o novo pároco. Tudo isso é motivo de alegria, de louvor e de graças a Deus. Nós agradecemos e louvamos a Deus e nos alegramos com a nova paróquia, com o pároco e com aqueles que tanto contribuíram para que hoje nós tivéssemos essa graça. A paróquia é comunidade de amor, que vive na caridade e amor ao próximo”, afirmou Dom Sergio, reforçando que “na grande família que é a paróquia, cada um de nós é chamado a reconhecer no outro o irmão e a irmã com quem somos chamados a caminhar”, disse.

Assim que a Missa começou, o chanceler da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, cônego Antonio Ademilton de Santa Bárbara leu o Decreto que, oficialmente, declara instalada a nova paróquia, a primeira criada durante o pastoreio de Dom Sergio. O chanceler também leu a Provisão Canônica, documento que confirma a nomeação do padre Sérgio Ricardo como pároco. Em seguida, o sacerdote fez a Profissão de Fé e renovou o juramento de obediência à Igreja, e como parte do rito de posse, o novo pároco recebeu das mãos do Arcebispo o evangeliário, fazendo a Proclamação do Evangelho.

Após a homilia, o pároco empossado recebeu as chaves da Igreja e do Sacrário, fazendo uma breve adoração diante do Santíssimo Sacramento. O sacerdote também recebeu o óleo dos catecúmenos e a estola roxa, para reafirmar os Sacramentos que serão conferidos ao povo de Deus.

Instalada a paróquia e empossado o pároco, a Santa Missa seguiu com o rito próprio. “Somos todos gratos pela criação dessa nova paróquia, primeira criada por Dom Sergio na nossa Arquidiocese. Agradeço por esta nomeação como primeiro pároco. Bendito e louvado seja Deus por todos os sacerdotes aqui presentes, o fato de estarmos aqui nessa concelebração expressa, recorda a nós e confirma que o sacerdócio não é nosso, mas de Cristo, da Igreja. À comunidade eu faço um pedido: que vocês me ajudem a ser um bom pastor, a cumprir a missão da Igreja. Ser um bom sacerdote é cumprir a missão da Igreja, que não é outra senão dar Cristo”, disse o padre Sérgio Ricardo.

Território paroquial

A Paróquia, cujo Titular é Jesus Bom Pastor, que também é o da Matriz, possui comunidades com os seguintes padroeiros: Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Graças, São Felipe e São Tiago, São José e São Francisco.

Com sede no bairro Vida Nova, em Lauro de Freitas, a Paróquia Jesus Bom Pastor tem início na BA 099, esquina da Avenida Fortaleza. Entra na mesma rua e, seguindo, encontra-se à direita com a Rua Dr. Gerino de Souza Filho até a esquinada Rua Vilardino O. Pinto. Entrando nessa rua, segue até encontrar o canal que leva à Estação de Tratamento de Esgoto, atravessa a estação e chega à Via Coletora. Continuando, segue à esquerda na Via de Ligação, encontra-se com o Caminho Cento e Vinte e Sete e segue até o encontro com a Via de Acesso Local II, proximidade da Associação dos Moradores de Vida Nova. Seguindo à esquerda, entra na Via de Acesso Local IX e chega à Rua Dr. José Luciano. Até este ponto, a paróquia faz limite com a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Itinga. No fim da Rua Dr. José Luciano, o território paroquial atravessa a mata verde até o encontro com a Rua Aldo Belardino. No fim desta rua, passa pela área verde atrás do Crematório de Animais e chega à Avenida Santo Amaro de Ipitanga. Segue à esquerda até o encontro com a Rua Djanira Maria Bastos. Segue até o final, onde se encontra com a Via Metropolitana, na altura da ponte, fazendo limite com a Paróquia Santo Agostinho, em Areia Branca. Segue a Via Metropolitana pelo lado direito até a entrada da Rua Dr. Gerino de Souza Filho, até o final, passa pela Rua das Mangueias, margeando o Canal Ipitanga até o encontro com a Rua Silvandir F. Chaves, fazendo limite com a Paróquia Santo Antônio de Portão. Segue a Rua Silvandir S. Chaves até chegar à BA 099, próximo ao Hospital Menandro de Farias. Continua à direita pela Rodovia BA 099 até a entrada da Avenida Fortaleza, ponto inicial do território, limitando-se com a Paróquia Santo Amaro de Ipitanga.

Fotos: Sara Gomes