Para a Igreja de Cristo: Arquidiocese de Salvador celebrará Ordenações Episcopais de monsenhor Gabriel e monsenhor Gilvan

Da esquerda para a direita: monsenhor Gilvan, Cardeal Dom Sergio e monsenhor Gabriel – Foto: Sara Gomes

O mês de setembro será marcado por momentos históricos para a Igreja na Bahia. A Arquidiocese de São Salvador da Bahia e a Diocese de Caetité vivenciarão com júbilo as Ordenações Episcopais de dois sacerdotes, filhos destas Igrejas particulares, que foram nomeados bispos auxiliares da Sé Primacial do Brasil: monsenhor Gabriel dos Santos Filho e monsenhor Gilvan Pereira Rodrigues.

A primeira das Ordenações será a do monsenhor Gabriel, que ocorrerá no dia 13 de setembro, às 10h, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador (Praça Quinze de Novembro, s/n, Centro Histórico). Monsenhor Gabriel será criado bispo pelas mãos do Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, que presidirá a Eucaristia, e terá como bispos co-ordenantes Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo emérito da Diocese de Araçuaí (MG), e Dom José Aristeu Vieira, bispo da Diocese de Luz (MG).

Natural de Salvador, monsenhor Gabriel foi gerado e formado nesta Igreja Particular, onde ao longo de sua trajetória pastoral desempenhou diversas missões e serviços. Seu lema episcopal é inspirado no Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (Jo 7,37), expressão de sua entrega ao serviço de Deus e à Igreja.

Exatos 15 dias depois, em 28 de setembro, a Diocese de Senhora Santana de Caetité e a Arquidiocese de São Salvador da Bahia viverão um momento de grande alegria com a Ordenação Episcopal do monsenhor Gilvan. A Missa será realizada às 10h, na Praça Deocildes Cardoso, em Caculé, na Bahia, reunindo fiéis, clero e autoridades eclesiásticas em torno deste marco histórico para a Igreja.

Sob a presidência do Cardeal Dom Sergio da Rocha, o rito terá como co-ordenantes Dom Vítor Agnaldo de Menezes, Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista (BA), e Dom José Roberto Silva Carvalho, bispo da Diocese de Caetité. Inspirado no lema “Vendo-o, moveu-se de compaixão” (Lc 10,33), monsenhor Gilvan assumirá a missão episcopal em espírito de serviço e entrega, como pastor chamado a guiar o povo de Deus com fé e caridade.

As Ordenações Episcopais do monsenhor Gabriel e do monsenhor Gilvan representam não apenas acontecimentos litúrgicos, mas, sobretudo, momentos de comunhão, esperança e renovação para toda a Igreja na Bahia, especialmente para a Arquidiocese de Salvador que acolherá estes pastores que passarão a auxiliar o Cardeal na missão de pastorear esta porção eleita do povo de Deus.

É importante destacar que, após ordenados, os dois novos bispos serão apresentados como auxiliares da Arquidiocese de São Salvador da Bahia na Missa do dia 11 de outubro, às 9h, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador.