Arquidiocese de Salvador apoia a ação Maio Amarelo

Maio-amareloNa próxima quinta-feira, dia 7 de maio, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, firma parceria com o Departamento de Trânsito (Detran) para a execução da edição deste ano da ação Maio Amarelo. A iniciativa visa promover atividades voltadas a conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre Poder Público e a sociedade civil para colocar na pauta das discussões o tema acidentes de trânsito. Mais do que chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito do Brasil e do mundo, a intenção é mobilizar órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que o tema exige, nas mais diferentes esferas.

Em 2014, no primeiro ano do Movimento, os números alcançados impressionaram: foram mais de 700 mil visualizações em postagens realizadas durante o mês; mais de 80 mil visitas no site do Movimento (www.maioamarelo.com); já são mais de 21 mil seguidores no Facebook. Além disso, mais de um milhão de pessoas assistiram ao filme publicitário do Movimento, nas redes de cinema Kinoplex e 80 milhões de veículos de mídia exterior (Elemídia) também exibiram o mesmo filme. Ou seja, o alcance foi realmente surpreendente.

Diante disso tudo, a justificativa para esse grande alcance é o apelo do Movimento que, além de impactar toda sociedade de forma irrestrita, sensibiliza quem já viveu algum tipo de violência no trânsito.

Por que maio?

Foi em 11 de maio de 2011 que a ONU (Organização das Nações Unidas) lançou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito e pediu uma força tarefa junto aos países membros dessa entidade para convergirem esforços até 2020 ao tema multidisciplinar que é o transito e suas consequências, que engloba saúde, educação, transportes.

Na carona do sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” não poderia ter o seu símbolo diferente ao laço escolhido, na cor amarela, cuja simbologia em relação a conscientização no combate ao câncer de mama, de próstata (e a sua identificação precoce) e, até mesmo, ao vírus do HIV, pois está amplamente consolidada pela sociedade. A escolha propositada do laço como símbolo da campanha vai ao encontro com a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar as cautelas e prudência hábeis a poupá-lo de ser uma vítima.

Vale ressaltar que o movimento MAIO AMARELO, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha, ou seja, cada entidade/empresa pode utilizar o laço do “MAIO AMARELO” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, como, na medida do possível, durante o ano inteiro. Veja como sua entidade/empresa poderá participar do Movimento, no Manual do Movimento [].

Fonte: assessoria de comunicação do Detran- BA