
Sempre com alegria, o Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, realiza Visitas Pastorais Missionárias no território da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Neste último fim de semana (com início no dia 22 e término em 25 de agosto) foi a vez da Paróquia Santa Teresinha, Doutora da Igreja, no Alto da Teresinha, bairro da capital baiana. Ao lado do Cardeal esteve o bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão, que também é o referencial para a Forania 3, da qual a comunidade paroquial faz parte.
“A visita pastoral não é outra coisa do que o momento em que o bispo se desloca do centro da Arquidiocese, com todas as suas atividades a fazer, e vem ficar um tempo em uma paróquia. Visitamos os doentes, acolhemos, ungimos, levamos a alegria da presença de Nosso Senhor e da pregação do Evangelho. Se isso o povo tem gostado, imagine a gente em poder ter esse contato com todo o nosso rebanho, com todos aqueles que o Nosso Senhor nos confiou e que nós temos a obrigação de ajudá-los e encaminhá-los para o Nosso Senhor. O bispo tem a obrigação de mostrar a todos o caminho do céu. É o único trabalho pastoral. Que Nosso Senhor nos ajude a fazermos deste dia, deste momento de anúncio do Evangelho, a levarmos todos a descobrirem o caminho do céu. Os frutos que esperamos é sempre o reavivamento da fé, o reavivamento do ideal, da alegria de poder anunciar e viver o Evangelho, que nada mais é do que o encontro pessoal com o Nosso Senhor”, afirmou Dom Marco
De acordo com o pároco, padre Diego Jesus, esta é uma oportunidade maravilhosa que o povo de Deus tem de ficar ainda mais perto daqueles que pastoreiam a Igreja. “É um momento de proximidade com os nossos pastores e também de termos neles uma referência de comunhão e de unidade: onde está o pastor está também a Igreja. Então, é uma forma de renovarmos a nossa caminhada pastoral e missionária. Com certeza a paróquia vai sair dessa experiência um pouco mais apaixonada pela Igreja e apaixonada pela missão da Igreja, que é levar Jesus ao outro. Eu o acredito que, de fato, esse é um momento de renovação pastoral e missionária para nossa comunidade paroquial”, disse.
Para os paroquianos, a Visita Pastoral Missionária é um momento profundo de encontro com Cristo e com os irmãos. “É muito importante essa visita, porque nós aprendemos mais, aproveitamos para visitar os irmãos também, acompanhando o nosso pároco e o bispo. Isso é muito interessante, poderia acontecer mais vezes. Esses dias têm sido de muita luta, mas, com certeza, com fé e confiança, nós conseguimos trazer alegria, não só para nós, mas para toda a comunidade”, disse o fiel Manoel Carlos.
Assim como ele, quem também estava muito feliz em testemunhar a presença dos bispos na comunidade foi a paroquiana Jucilene Maria da Silva de Paiva, que já tem 36 anos de caminhada nesta paróquia. “Um momento como esse ajuda a aumentar a nossa fé, não só como comunidade, mas como cristãos católicos. Estamos com um pouco de ansiedade, mas o nosso pároco também nos ajudou muito na formação, nos preparou para que a gente pudesse vivenciar esse momento com muita fé. Espero que possamos crescer mais, com muita perseverança e esperança, enquanto irmãos e irmãs, que a gente possa amar uns aos outros mais, e mais”, afirmou.
Fotos: Sara Gomes























por