Na próxima sexta-feira, dia 19 de fevereiro, a Comunidade Quilombola Rio dos Macacos, em Simões Filho, realizará a Celebração da Resistência. O evento será das 9h às 17h e contará com uma programação diversificada, com momentos artísticos e culturais.
Comunidade Quilombola Rio dos Macacos
Os moradores da Comunidade Quilombola Rio dos Macacos continuam na resistência e com seus direitos violados. A falta de acesso às políticas públicas é uma realidade, o livre acesso ao território para seus parentes, amigos e representações de organizações que os visitam continua sendo constantemente cerceado.
Historicamente a comunidade enfrenta situações desafiadoras: de ameaçados à expulsão e invasores do seu próprio território ao recente reconhecimento com o processo de implementação da titulação de parte das terras. A regularização fundiária que o governo vem realizando, desde novembro de 2015, só considera cerca de 1/3 do território que está publicado no RTID (Relatório Técnico de Identificação e Delimitação), trazendo, assim,um grande problema, pois inúmeras famílias estão perdendo as suas áreas produtivas e de moradia.
Apesar dessa realidade, a comunidade quilombola reconhece a importância de celebrar com os companheiros de luta e solidariedade, que prestam apoio de inúmeras formas, este passo dado. A celebração foi intitulada de Resistência, pois os moradores querem revigorar o ânimo nesta luta que permanece e construir conjuntamente as perspectivas futuras para que o Estado continue cumprindo as promessas feitas e a comunidade tenha seus direitos garantidos.
Fonte: Cáritas Regional Nordeste 3



por