Curso gratuito, oferecido pela CNBB, ensina a cadastrar projetos no Fundo Nacional de Solidariedade

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) e a FTD Educação, lançam o curso “Guia Prático para Projetos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS)”.

A formação, idealizada por meio do portal educacional Farol1817 (PMBCS) e a iniciativa Integra (FTD), é totalmente gratuita. O curso surge como uma resposta sólida e abrangente para capacitar indivíduos e organizações na elaboração de projetos voltados para a solidariedade e o bem comum.

De acordo com o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, o curso é o resultado da união e cooperação entre entidades em prol de causas nobres e transformadoras: “Juntos, buscamos promover a solidariedade, a fraternidade e a educação, que são valores essenciais para a construção de um mundo melhor”, afirma.  

Com uma carga horária de quatro horas, o curso aborda de forma prática e abrangente o processo de desenvolvimento, estruturação e apresentação de projetos para o FNS. A novidade deste ano é que o edital do Fundo está mais enxuto, e traz, como complemento, um guia prático detalhado sobre o correto cadastro dos projetos na plataforma. 

De acordo com o padre Jean Poul Hansen, secretário executivo de Campanhas da CNBB, a formação destina-se a uma ampla gama de participantes interessados:

“Espero que nesse ano possamos capacitar mais pessoas para formatar bons projetos para o Fundo Nacional de Solidariedade”, diz.

Para mais informações e inscrições no curso, acesse o link: Campanha da Fraternidade 2024 (marista.org.br)  

Estrutura 

O curso está dividido em cinco módulos, cada um ministrado por especialistas na área: 

  1. A Campanha da Fraternidade e o Fundo Nacional de Solidariedade (Dom Ricardo Hoepers – Secretário Geral da CNBB)
  2. A Campanha da Fraternidade 2024 (Padre Jean Poul Hansen – Secretário executivo de Campanhas da CNBB)
  3. O edital 2024 do FNS (Padre Patriky Samuel Batista – Subsecretário Adjunto Geral da CNBB)
  4. Como elaborar um projeto (Júlio César de Macedo Souza, da FTD Educação e irmão José Augusto Wendler, Marista da PMBCS)
  5. Tutoriais (Orientações para cadastro na plataforma e cadastro de projeto)

Para garantir maior acessibilidade, o curso conta ainda com o apoio do padre Rafael Ferreira da Rocha, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Tocantins (TO). Ele fez a tradução de todos os módulos em Libras. 

 

Parceria 

Irmão Benê Oliveira, superior provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul, ressalta que iniciativas como essa, envolvendo o Farol 1817 e a FTD Educação junto com a CNBB, demonstram que na Igreja formamos um só corpo, pois solidariedade não é sentimento vago de compaixão ou tristeza barata, mas determinação firme e perseverante de compromisso com o bem comum.

“É atitude por meio da qual o mais influente se sente responsável pelo mais fraco, e o mais fraco faz o que pode para o bem de todos. A interdependência requer o abandono de blocos, o sacrifício de todas as formas de imperialismo econômico, militar ou político, a mudança da desconfiança para a colaboração. A solidariedade como virtude cristã de nosso tempo, é o caminho para o desenvolvimento e para a paz”. 

O Fundo Nacional de Solidariedade  

Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), criado pela CNBB, em 1998, recolhe 40% da coleta nacional de solidariedade realizada no Domingo de Ramos em todas as comunidades católicas do Brasil e os destina para apoiar projetos sociais em todo o país desde que estejam alinhados aos princípios da solidariedade e da justiça social e alinhados às temáticas da Campanha da Fraternidade. O FNS, fruto do gesto concreto dos cristãos, assume o seu compromisso social como importante instrumento para apoio a iniciativas de enfrentamento das condições de pobreza e miséria. 

Sobre o Farol 1817 

Criado em 2019, o Farol 1817 é um portal educacional articulado pela Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), que disponibiliza cursos de temas diversos. Está à serviço da Igreja e do Instituto Marista. 

 Fonte: CNBB