Dom Valter Magno de Carvalho

Ordenação Presbiteral: 23.08.1997

Nomeação: 4 de novembro de 2020

Ordenação Episcopal: 23 de janeiro de 2021

Lema: “In Verbo Tuo” (Em atenção à Tua Palavra)

Breve currículo

Nascido em 22 de fevereiro de 1973, em Capela Nova – Minas Gerais -, Dom Valter Magno de Carvalho é o primeiro dos seis filhos de Antônio Evangelista de Carvalho e Ester Luzia de Carvalho.

Iniciou os estudos na Escola Estadual Urquisa Diniz Chagas, Distrito de Palmital dos Carvalhos, Senhora dos Remédios (MG). Depois passou a estudar em Carandaí (MG), na Escola Estadual Deputado Patrús de Souza e na Escola Municipal Abeilard Pereira. Ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção, da Arquidiocese de Mariana (MG) no ano de 1989. Em 1991 ingressou no Seminário Maior São José da mesma Arquidiocese, onde cursou Filosofia e Teologia. Obteve o bacharelado em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (MG). Foi ordenado presbítero no dia 23 de agosto de 1997, em Palmital dos Carvalhos (MG).

Ao longo dos 23 anos de sacerdócio exerceu diversos ofícios na Arquidiocese de Mariana: diretor da Comunidade do Propedêutico; assessor arquidiocesano da Pastoral Familiar; administrador da Paróquia São Sebastião, em Correia de Almeida; pároco da Paróquia São José Operário, em Barbacena; coordenador do Curso de Teologia para leigos, em Barbacena; pároco da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Mercês; pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena; vigário episcopal; reitor do Seminário Maior São José e diretor da Escola Diaconal São Lourenço.

Na Arquidiocese de Mariana, quando era padre, Dom Valter participou dos seguintes organismos: Conselho de Formadores do Seminário Maior São José; Colégio dos Consultores; Conselho Presbiteral; Conselho Arquidiocesano de Assuntos Econômicos; Conselho Arquidiocesano de Pastoral; Conselho Curador da Fundação Marianense de Educação; Conselho Curador da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana e Diretoria da Escola Diaconal São Lourenço.

Nomeado pelo Papa Francisco Bispo Titular de “Giufi” e Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, no dia 4 de novembro de 2020, Dom Valter escolheu como lema episcopal: “In Verbo Tuo” (Em atenção à Tua Palavra).

A Ordenação Episcopal aconteceu em 23 de janeiro de 2021, na Basílica de São José Operário, em Barbacena (MG). A Missa de Apresentação na Arquidiocese de Salvador foi realizada no dia 6 de fevereiro do mesmo ano.