Grupo Oração Pela Arte (OPA) lança livro como marco dos seus 50 anos

O Grupo Oração Pela Arte (OPA) comemora, em 2026, seus 50 anos de fundação. Como marco, lança uma publicação especial em que registra a história e aborda princípios, fundamentos, ideais que guiam os encontros realizados pelo grupo, fundado pelo padre jesuíta Casimiro Irala SJ (em memória).

O primeiro evento de lançamento ocorrerá em Salvador, na próxima terça, 13 de Janeiro, às 19h, na Capela Santo Inácio, no Colégio Antônio Vieira, no Garcia. A capital baiana foi sede, em 1976, do primeiro encontro realizado pelo grupo, que tem como carisma unir arte e oração. Na ocasião, dança e vídeo demonstrarão aos presentes um pouco da técnica do OPA, que atrai jovens, crianças, adultos e idosos para a religiosidade e o contato com o divino. Autores, organizadores e colaboradores também vão dividir sobre o significado da obra e do orar pela arte.

SOBRE O LIVRO – O livro “OPA – 50 anos de Oração Pela Arte”, pela Editora Literare, 184 páginas, foi escrito e organizado pela jornalista Carla Ferreira e pelo consultor e bacharel em Letras, Cadu Ocáriz, tendo como inspiração entrevistas gravadas com Padre Irala e escritos deixados por ele, falecido em 1º de dezembro de 2024.

A publicação também tem a colaboração de diversos participantes do OPA, que compõem, com seus artigos, o capítulo “Ressonâncias”. Uma minibiografia do jesuíta fundador do OPA abre a obra, que pode ser adquirida a R$ 69,90 pelo site da editora, pela Amazon ou por representantes do grupo espalhados pelo Brasil: basta acessar o site www.opa.art.br.

Haverá eventos de lançamento já agendados neste primeiro semestre em outras cidades brasileiras em que o grupo está presente. Em São Paulo, será no dia 7 de março; no Rio de Janeiro, 14 de março e em Brasília, no dia 30 de Abril.

Segundo explicou Cadu Ocariz, um dos autores e organizadores, o objetivo era lançar o livro no ano em que Irala completaria 90 anos, que coincidiria com os 50 do grupo, mas, infelizmente, ele faleceu antes. “Foram mais de dez horas de entrevistas gravadas e inúmeras pastas com arquivos escritos com máquina de escrever, muitos deles, que usamos como ponto de partida para fazer essa publicação”, completa Carla Ferreira, autora, afirmando que Padre Irala desejava muito esse livro, pois ele queria dividir com o mundo as raízes e os princípios de sua criação.

GRUPO OPA – O OPA reúne artistas e amadores, amantes das artes, de diversas idades, provenientes de mais de vinte cidades brasileiras, com a proposta de levar a oração por meio das diversas manifestações artísticas. As composições são produzidas durante encontros regionais e nacionais que realizam anualmente.

Nomes de peso fazem e já fizeram parte do grupo, a exemplo dos publicitários Nizan Guanaes, Sérgio Valente e PC Bernardes, o dançarino Antrifo Sanches, entre outros. São mais de duas mil canções, textos, coreografias, fotos, roteiros, todos produzidos com o propósito de viabilizar uma experiência com o divino por meio das diversas manifestações artísticas. No livro “OPA – 50 anos de Oração Pela Arte”, parte desse acervo pode ser acessado via QR Codes espalhados por suas páginas.