JMJ 2016: 1ª edição do Diário de Bordo com Dom Gilson

Cracóvia, 25 de julho de 2016
Encontrei dois bispos brasileiros no hotel. Dom Milton de Cuiabá e Dom Vilar de Cáceres (MT). Após o café fiz o registro check in de peregrino, recebi o kit e às 11h saímos para uma peregrinação a Czestochowa, guiados por um voluntário, um polonês que há 28 anos mora no Canadá e que veio de férias para ficar como voluntário na Jornada.
Uma grande emoção foi chegar em Czestocowa e recordar a devoção do povo polonês à Virgem Negra que o mundo inteiro aprendeu a amar por meio de São João Paulo II. Já de cara percebi que hoje aconteceu a prévia da JMJ. Uma Jornada multitudinária, reunida pela Senhora, diante do seu ícone milagroso.
Um anjo nos encontrou na casa de câmbio, Ir. Cristina, nos levou pra tomar um café na casa das Irmãs da Sagrada Família de Nazaré e nos indicou o melhor caminho para chegar até o quadro, pois a multidão se comprimia na Igreja para estar no lugar onde a Polônia foi consagrada a ela 1656 pelo rei João Casimiro. Uma alegria adicional a tudo isso foi encontrar dentro da casa da Mãe os jovens peregrinos de Salvador!
Por Dom Gilson Andrade da Silva
Bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador