Milhares de fiéis participaram do Jubileu das Foranias em toda a Arquidiocese de Salvador

Foto: Davi Carvalho

No domingo, 21 de setembro, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia viveu um dia de intensa fé e comunhão com a celebração do Jubileu das Foranias. O evento, inserido no contexto do Jubileu de Esperança, convocado pela Igreja em todo o mundo, reuniu milhares de fiéis das paróquias de Salvador, Lauro de Freitas, Vera Cruz, Itaparica e Salinas da Margarida. [Para conferir fotos de cada peregrinação jubilar, clique sobre os nomes das foranias].

A programação foi marcada por peregrinações, testemunhos públicos de fé e Celebrações Eucarísticas presididas pelo Arcebispo, Cardeal Dom Sergio da Rocha, pelos bispos auxiliares, Dom Marco Eugênio Galrão e Dom Gabriel dos Santos Filho, e pelo bispo emérito de Araçuaí (MG), Dom Esmeraldo Barreto Farias. Cada forania organizou sua caminhada jubilar de acordo com sua realidade pastoral, imprimindo características próprias às manifestações de fé, como a presença de trios elétricos, animações musicais e até um flash mob com a juventude, que deram um tom alegre e evangelizador à peregrinação.

As foranias 1, 2A e 2B se concentraram na Paróquia Nossa Senhora da Vitória e seguiram em peregrinação até o Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Garcia, onde a Santa Missa foi presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha. Já as foranias 3 e 4 partiram da Paróquia Nossa Senhora dos Mares em direção ao Santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, onde Dom Marco Eugênio presidiu a celebração.

A forania 5 iniciou a caminhada logo cedo, às 7h, da Paróquia Menino Jesus de Praga, no Guarany, até a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Lapinha, onde o Cardeal também presidiu a Missa. As foranias 6 e 9 se reuniram no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Itapuã, e peregrinaram até a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Stella Maris, para a celebração presidida por Dom Gabriel dos Santos Filho.

As foranias 7A e 7B se encontraram na Paróquia Divino Espírito Santo, no Vale dos Lagos, e seguiram até o Colégio Salesiano Dom Bosco, em São Marcos, onde Dom Esmeraldo Barreto celebrou a Eucaristia. Já a forania 8 saiu da Paróquia São Paulo Missionário, em Fazenda Grande II, em direção à Paróquia Santíssima Virgem Maria de Nazaré, em Cajazeiras V, onde a Missa foi presidida por Dom Marco Eugênio. Por fim, a forania 10, se concentrou na Ilha de Itaparica, caminhou da Igreja Santo Antônio dos Navegantes até o CTL, onde Dom Esmeraldo encerrou o dia jubilar com a Santa Missa.

Foto: Flávia Freitas

Mais do que um evento, o Jubileu das Foranias se revelou um tempo de graça, renovação missionária e fortalecimento da comunhão eclesial, confirmando a beleza da fé que anima o povo de Deus na Arquidiocese de Salvador. Neste tempo jubilar, marcado também pela concessão da Indulgência Plenária, os fiéis foram convidados a redescobrir a força transformadora da esperança cristã e a assumir com alegria o compromisso de testemunhar o Evangelho no cotidiano.