Questionário para Escuta Sinodal

Passo 1 de 12

• Questionário para Escuta Sinodal

Este Sínodo coloca a seguinte questão fundamental:

Uma Igreja sinodal, ao anunciar o Evangelho, “caminha em conjunto”.

Como este “caminho em conjunto” está acontecendo hoje na sua Igreja local?

Que passos o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”? (DP 26)

Ao respondermos a estas perguntas, somos convidados a:

− Recordar as nossas experiências:

Que experiências da nossa Igreja Particular a interrogação fundamental traz à sua memória?

− Reler estas experiências mais profundamente:

Que alegrias proporcionaram?

Que dificuldades e obstáculos encontraram?

Que feridas fizeram emergir?

Que intuições suscitaram?

− Colher os frutos para compartilhar:

Nestas experiências, onde ressoa a voz do Espírito?

O que ela nos pede?

Quais são os pontos a confirmar, as perspectivas de mudança, os passos a dar?

Onde alcançamos um consenso?

Que caminhos se abrem para a nossa Igreja particular?

Para ajudar as pessoas a explorar mais plenamente esta questão fundamental, os temas que se seguem destacam aspetos significativos da “sinodalidade vivida” (PD, 30). Ao responder a estas questões, é útil recordar que “caminhar juntos” ocorre de duas formas profundamente interligadas. Primeiro, caminhamos uns com os outros como Povo de Deus. Depois, caminhamos juntos como o Povo de Deus juntamente com toda a família humana. Estas duas perspectivas se enriquecem mutuamente e são úteis para o nosso discernimento comum no sentido de uma comunhão mais profunda e de uma missão mais frutuosa. As perguntas que acompanham cada um dos dez temas seguintes podem ser utilizadas como ponto de partida ou orientação útil. A conversa e o diálogo não têm necessariamente de estar limitados às perguntas que se seguem:

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!