Pelas mãos de Dom Petrini, seminarista da Diocese de Camaçari recebeu o Leitorato, no Seminário São João Maria Vianney

O seminarista Igor Gonçalves da Silva deu mais um passo no caminho em preparação para o sacerdócio e recebeu, nesta quarta-feira (05), o Ministério do Leitorato. A Celebração Eucarística aconteceu na capela do Seminário São João Maria Vianney, em Salvador, e foi presidida pelo bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, e concelebrada pelo reitor e formadores do seminário, padre Gil André Peixinho, padre Josuel Jesus e padre Rutinaldo dos Santos Gonzaga, respectivamente; pelo pároco da Paróquia São Sebastião do Passé, cônego André Alexandre; pelo pároco da Paróquia São Francisco (Arembepe), padre Fernando Pereira; e pelo pároco da Paróquia Sagrada Família (Madre de Deus), cônego Vilauba Alves.

Ao receber o Leitorato, o seminarista Igor tornou-se, oficialmente, um leitor apto a proclamar a Palavra de Deus durante a Liturgia. “Neste itinerário de formação, no qual vamos nos configurando ao Cristo Bom Pastor, a Igreja vai nos confirmando em nossa vocação. Ontem pude receber essa confirmação da Igreja, através do meu bispo, Dom João Carlos Petrini, que, me instituindo leitor, me confirma e envia para anunciar a Palavra a todo o Povo de Deus”, afirmou Igor.

Durante a homilia, Dom Petrini falou sobre a alegria em conferir este ministério a Igor que, desde 2013, se prepara para receber a Ordenação Sacerdotal – prevista para o ano de 2020. Dom Petrini ressaltou, ainda, a importância da busca da Unidade. Em seguida, Dom Petrini entregou a Igor o Evangeliário, que é o livro das Sagras Escrituras. Foi neste momento que aconteceu o rito de instituição do Leitorato.

Ao final da Missa, o padre Gil Peixinho agradeceu à mãe de Igor por “oferecer esta joia, que é um diamante, para o trabalho missionário do Reino de Deus”, disse, recordando uma das ações de Igor, que mobilizou a cidade de Madre de Deus para conseguir doações de alimentos não perecíveis para o seminário. “Sou muito grato ao meu reitor, padre Gil, e aos demais formadores por tamanho cuidado e dedicação com a formação dos futuros presbíteros da Igreja. Gratidão é a palavra que resume e que define tudo o que estou sentindo por este momento”, disse Igor.

Entre as autoridades civis presentes, ambas representando o prefeito de Madre de Deus, estavam o secretário da Juventude do município, Ericson Gomes, a secretária da Educação, Nita Brito, e Tatiane Amaral, esta representando a Secretaria de Desenvolvimento Social. Também participaram da Celebração Eucarística os vereadores Cláudia Copque e Kikito.

Texto: Sara Gomes

Fotos: Catiane Leandro