Neo-sacerdotes na Arquidiocese de Salvador

 

Foto - Catiane Leandro (38)Acolhidos por São Bento em seu mosteiro, três novos sacerdotes se ordenaram hoje (22) na Arquidiocese de São Salvador da Bahia. A celebração que concedeu o 2º grau da ordem a Anderson Coelho, Elísio Serpa e Márcio Augusto, iniciou às 9h30 e contou com a presença de bispos, presbítero e diáconos.

O sentimento de emoção tomou conta dos jovens recém ordenados, que choraram de alegria em muitos momentos da celebração. “Sinto uma alegria imensa ao coração por poder me colocar como cooperador Dele [Cristo]. Por Ele ter olhado para minha vida e me chamado a participar do sacerdócio do seu filho”, conta Elisio Serpa, Neo-Sacerdote.

Mas o que é a ordenação?Foto - Catiane Leandro (23)

O sacramento da ordem tem três graus: No primeiro grau está o diaconato, que é caracterizado pelo serviço. “O diácono é aquele que se coloca a serviço do altar, dos órfãos e dos mais pobres”, explica padre Gil Peixinho, reitor do Seminário Central São João Maria Vianney.

O segundo grau é caracterizado pelo presbiterato, que segundo padre Gil é aquele que colabora com o bispo. No segundo grau da ordem, o sacerdote alcança a dimensão da Eucaristia, a dimensão da palavra. “O bispo delega os presbíteros para que possam fazer a sua missão, de anunciar a palavra de Deus e de celebrar a Santíssima Eucaristia, distribuindo através da dimensão dos sacramentos”, conta padre Gil.

Já o episcopado, é a plenitude do sacramento da ordem. É a representação dos apóstolos. São eles os responsáveis pela Igreja de levar a mensagem de Jesus.

Para padre Gil, esse é um momento de grande importância na vida dos jovens Sacerdotes, é uma reprodução da forma de vida de Cristo. “Hoje os jovens estão recebendo uma consagração. Eles serão consagrados como ministros da Igreja na ordem do presbiterato, as suas mãos serão ungidas para que de maneira especial eles possam alimentar o povo de Deus com o banquete da palavra e o banquete da Eucaristia. Então, essa é uma de homens que se consagram ao Senhor vivendo uma plenitude, como Jesus assim também viveu, servindo plenamente o seu reino”, conta.

Foto - Catiane Leandro (20)O Rito

Segundo o Pontifical Romano, a ordenação presbiteral é constituída por seis partes: eleição do candidato; homilia; propósito do eleito; ladainha; imposição das mãos e prece de ordenação; unção das mãos e entrega da patena e do cálice. A ordenação sacerdotal foi realizada dentro da missa. Logo após a Liturgia da Palavra, deu-se início ao Rito de Ordenação Presbiteral.

Eleição do Candidato

O diácono chamou os ordenandos diante do bispo para ouvir dos responsáveis pela formação que os candidatos foram considerados dignos de se tornarem padres.

 

 

Foto - Catiane Leandro (45)Homilia

Essa ordenação presbiteral aconteceu no dia em que a Igreja está comemorando o dia de Nossa Senhora Rainha, instituída pelo Papa Pio XII, como aquela que visa louvar o Filho. Refletindo sobre o dia de Nossa Senhora e sobre a leitura de Atos dos Apóstolos que diz “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas, para pastorear a Igreja de Deus que ele adquiriu com o sangue do seu próprio Filho”, Dom Murilo Krieger iniciou sua homilia direcionada aos então candidatos ao sacerdócio.

 O Arcebispo falou ao povo de Deus sobre este momento forte na vida da comunidade; bem como sobre o sacramento da Ordem Sacerdotal. E, dirigiu-se aos ordenandos, aconselhando-os e animando-os acerca deste ministério.

“Nós primeiro estamos obedecendo a ordem do Senhor, ele que chama os ministros para trabalhar no seu reino e nós temos que dar condições de esses ministros assumirem as suas responsabilidades, para isso o seminário. Então o dia de hoje é o coroamento de toda uma caminhada, de todo o esforço da família, da comunidade, dos formadores e do bispo”, explica Dom Murilo.


Foto - Catiane Leandro (19)Propósito do Eleito

Após a homilia, os eleitos, em pé, responderam a interrogações feitas pelo arcebispo.

Ladainha

Ao som da ladainha, os três candidatos se postaram no chão em posição de renúncia, obediência e sinal de total entrega a Deus.

Imposição das mãos e Prece de Ordenação

Esta parte decorrente é tida como aquela que, no silêncio do coração, os bispos e todos os padres presentes, pedem a Deus pelo ordenando. Os candidatos ficaram de joelhos, em silêncio, e o bispo impôs as mãos sobre sua cabeça, seguido pelos sacerdotes.

Unção das mãos e entrega do pão e do vinho

A última parte do Rito de Ordenação apresenta alguns símbolos, ricos em significado e que indicam o ministério sacerdotal da Ordem.

Terminada a Prece de Ordenação, os eleitos, com o auxílio de um ou dois presbíteros, foram revestidos com a estola sacerdotal (faixa colocada no ombro formando duas linhas horizontais) e a casula, como um sinal de acolhida no presbitério e na comunidade cristã, agora como sacerdotes.

Por fim, como sinal alegre de acolhimento aos neo-sacerdotes, os bispos e os padres presentes beijaram suas mãos e os abraçaram. Seguiu-se, então, a liturgia eucarística, onde os ordenados exerceram, pela primeira vez, o seu ministério, concelebrando com os bispos e os demais padres.

Foto - Catiane Leandro (18)Anderson Coelho, um dos neo-sacerdotes, expressa com emoção sua alegria pelo momento. “É uma sensação que eu não consigo nem explicar. Sensação de emoção, sensação de que Deus nos chama pra uma coisa maior, com um pouco de medo, mas nós confiamos Nele e vamos até o fim, porque foi um chamado que ele nos fez”, diz.

Já Márcio Augusto, entre um cumprimento e outro, transmitiu tranqüilidade ao descrever o que é viver o momento de ordenação. “Nosso sentimento vai se misturando, mas o que fala mais alto no nosso coração é a etapa do recomeço, porque agora nós vamos viver verdadeiramente uma nova vida. Então, para nós é um motivo de grande alegria de sentir a mudança verdadeiramente, porque é isso o que a Igreja está oferecendo pra nós hoje”.


Primeira Missa

A primeira missa do padre Márcio Augusto acontecerá ainda no dia 22, às 19h na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã; padre Anderson Coelho realizará sua primeira celebração no dia seguinte (23), às 9h, na igreja Conversão de São Paulo, localizada na Fazenda Grande do Retiro;  já a primeira missa de padre Elísio Serpa será realizada também no dia 23, na igreja de São Nicolau, no bairro da Capelinha de São Caetano, às 18h.

Confiram as fotos do evento:

Foto - Catiane Leandro (1) Foto - Catiane Leandro (2) Foto - Catiane Leandro (3) Foto - Catiane Leandro (4) Foto - Catiane Leandro (5) Foto - Catiane Leandro (6) Foto - Catiane Leandro (7) Foto - Catiane Leandro (8) Foto - Catiane Leandro (9) Foto - Catiane Leandro (10) Foto - Catiane Leandro (11) Foto - Catiane Leandro (12) Foto - Catiane Leandro (13) Foto - Catiane Leandro (14) Foto - Catiane Leandro (15) Foto - Catiane Leandro (16) Foto - Catiane Leandro (17) Foto - Catiane Leandro (18) Foto - Catiane Leandro (19) Foto - Catiane Leandro (20) Foto - Catiane Leandro (21) Foto - Catiane Leandro (22) Foto - Catiane Leandro (23) Foto - Catiane Leandro (24) Foto - Catiane Leandro (31) Foto - Catiane Leandro (32) Foto - Catiane Leandro (33) Foto - Catiane Leandro (34) Foto - Catiane Leandro (35) Foto - Catiane Leandro (36) Foto - Catiane Leandro (37) Foto - Catiane Leandro (38) Foto - Catiane Leandro (39) Foto - Catiane Leandro (40) Foto - Catiane Leandro (41) Foto - Catiane Leandro (42) Foto - Catiane Leandro (43) Foto - Catiane Leandro (44) Foto - Catiane Leandro (45) Foto - Catiane Leandro (46) Foto - Catiane Leandro (47) Foto - Catiane Leandro (48) Foto - Catiane Leandro (49) Foto - Catiane Leandro (50) Foto - Catiane Leandro (51) Foto - Catiane Leandro (52) Foto - Catiane Leandro (53) Foto - Catiane Leandro (54) Foto - Catiane Leandro (55) Foto - Catiane Leandro (56) Foto - Catiane Leandro (57) Foto - Catiane Leandro (58) Foto - Catiane Leandro (59) Foto - Catiane Leandro (60) Foto - Catiane Leandro (61) Foto - Catiane Leandro (62) Foto - Catiane Leandro (63) Foto - Catiane Leandro (64) Foto - Catiane Leandro (65) Foto - Catiane Leandro (66) Foto - Catiane Leandro (67) Foto - Catiane Leandro (68) Foto - Catiane Leandro (69) Foto - Catiane Leandro (70) Foto - Catiane Leandro (71) Foto - Catiane Leandro (72) Foto - Catiane Leandro (73) Foto - Catiane Leandro (74) Foto - Catiane Leandro (75) Foto - Catiane Leandro (76) Foto - Catiane Leandro (77) Foto - Catiane Leandro (78) Foto - Catiane Leandro (79) Foto - Catiane Leandro (80) Foto - Catiane Leandro (81) Foto - George Cardoso (1) Foto - George Cardoso (7) Foto - George Cardoso (8) Foto - George Cardoso (9) Foto - George Cardoso (10) Foto - George Cardoso (11)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Catiane Leandro