Últimas Notícias

Você está aqui: Capa / Arquidiocese / Na Arquidiocese de Salvador, fiéis preparam a festa de Nossa Senhora Aparecida

Na Arquidiocese de Salvador, fiéis preparam a festa de Nossa Senhora Aparecida

Com alegria, os devotos da Mãe de Jesus sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida já se preparam para a festa que marca os 300 anos do encontro da imagem nas águas do rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Por todo o país, paróquias e comunidades realizarão tríduos, novenários, procissões, peregrinações e Missas para celebrar o dia da Rainha e Padroeira do Brasil.

Na Arquidiocese de Salvador, duas paróquias são dedicadas a ela. No bairro do Imbuí está a paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida que, no dia 12 de outubro, terá a matriz elevada a Santuário, pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Neste dia os fiéis participarão de alvorada às 5h; Ofício da Imaculada Conceição às 5h30; e Missas às 6h30, 9h30, 12h e 15h. Uma grande procissão terá início às 16h30 e percorrerá toda a praça do Imbuí. A partir das 18h, Dom Murilo presidirá a Missa Solene e logo após a Celebração Eucarística, por volta das 20h, o Arcebispo fará a entronização da imagem peregrina no Santuário.

Nos dias que antecedem a festa, de 3 a 11 de outubro, a comunidade participa do novenário, sempre às 19h30, com exceção dos dias 7 e 8 quando os fiéis se reúnem às 18h. Todas as noites os devotos são convidados a colaborar com um gesto concreto, por meio de doações: material de higiene pessoal, biscoitos e flocos de milho, café, massa de tomate e macarrão, feijão, farinha de mandioca, açúcar, achocolatado e leite em pó.

No bairro de Itinga, no município de Lauro de Freitas, está localizada mais uma paróquia da Arquidiocese de Salvador dedicada a Nossa Senhora Aparecida. Para este ano a comunidade escolheu como tema central dos festejos “Maria, Mãe da Igreja ‘Fazei tudo o que ele vos disser’” (Jo 2, 5).

De 3 a 11 de outubro, às 6h, os devotos participam da recitação do Terço; e às 19h, do novenário em preparação à festa. Como parte da programação, no dia 5 de outubro, às 15h, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento; e no dia 9, também às 15h, será celebrada Missa pelos enfermos.

Em 12 de outubro, dia solene de Nossa Senhora Aparecida, a comunidade participará da alvorada às 6h e da recitação do Ofício de Nossa Senhora às 6h30. A partir das 7h será celebrada a primeira Missa e 8h30 haverá batizados. A segunda Missa deste dia terá início às 10h. Já às 17h, uma procissão sairá de Terraplac em direção à matriz. A Missa Solene será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


Cúria Metropolitana Bom Pastor - Av. Leovigildo Filgueiras, 270 - Garcia, CEP: 40.100-000 - Salvador -Ba. Tel.: (71) 4009-6666 | contato@arquidiocesesalvador.org.br
Scroll To Top