13º Mutirão de Comunicação acontecerá em João Pessoa, na Paraíba

A cidade de João Pessoa (PB) foi anunciada, na última sexta-feira, 22, como a sede do próximo Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). O evento, em sua 13ª edição, será realizado de 13 a 16 de julho de 2023, no Centro de Convenções da capital paraibana.

“Nós acolhemos com grande alegria o 13º Mutirão Brasileiro de Comunicação aqui na arquidiocese da Paraíba, na cidade de João Pessoa. Acolhemos todos os comunicadores que vêm de todas as partes do Brasil. Sejam todos bem-vindos! Nós vos acolhemos com grande alegria nessa festa da comunicação!”, disse o arcebispo da arquidiocese da Paraíba, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, no vídeo de divulgação da cidade-sede.

Evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Muticom é oportunidade de refletir sobre os caminhos e as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea, no campo da Comunicação.

Na preparação para o evento, o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, indica três coisas que não podem faltar: “alegria do Evangelho no coração de cada um, a comunhão com toda a Igreja e o sentido da missão evangelizadora, porque somos evangelizadores por meio da comunicação”.

Experiência híbrida

Após a realização da última edição, em julho deste ano, de forma on-line, a organização do Muticom propõe para 2023 um versão híbrida do evento, ou seja, presencial, mas também com a possibilidade de participação on-line.

“Detalhes como identidade visual e tema serão divulgados em breve. Inicialmente estamos acolhendo o projeto e já mobilizando nossas forças e orações. Estamos nos primeiros passos e já totalmente envolvidos no clima do Muticom”, afirma Márcia Marques, coordenadora local da 13ª edição.

O coordenador da Pastoral da Comunicação (Pascom) na arquidiocese da Paraíba, padre Moisés Coelho, afirma que o evento será ocasião de fortalecimento da Pastoral em toda região: “Um Muticom na nossa casa também nos dá a certeza de que colheremos muitos frutos com toda articulação que será feita antes, durante e após Muticom. A Arquidiocese, toda província e regional estarão ainda mais fortes em 2023”.