Mês da Bíblia 2023: comunidades podem contar com Texto-base e roteiro para encontros

Setembro é o tempo em que as comunidades católicas da Igreja no Brasil vivenciam um período do ano oportuno de conhecimento e reflexão no Mês da Bíblia. A iniciativa é motivada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, e é oportunidade para estudo da Palavra de Deus. Neste ano, o livro bíblico escolhido para aprofundamento é a Carta aos Efésios, com a inspiração “Vestir-se da nova humanidade! (cf. Ef 4,24)”. A Edições CNBB oferece como materiais de apoio o texto-base, um livreto com encontros e um cartaz.

Texto-base

As irmãs Márcia Eloi Rodrigues e Luciene Lima Gonçalves, religiosas do Instituto Religioso Nova Jerusalém, são as autoras do texto-base. O material procura explorar o sentido da unidade do Corpo de Cristo, que é a Igreja. Essa unidade, segundo o texto, significa a vivência como filhos e filhas reconciliados com Deus, e assumir, no cotidiano, a vida nova experimentada no Batismo individualmente e em comunidade.

De acordo com o arcebispo de Curitiba (PR) e ex-presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, dom José Antônio Peruzzo, as páginas do texto-base são dedicadas ao povo que quer alimentar e realimentar a sua fé no Senhor Jesus Cristo, “àqueles que querem crer com a Igreja”.

Segundo o arcebispo, quem ler as páginas do material “perceberá que os grandes problemas que nossa Igreja enfrenta hoje não deveriam causar nem surpresas, nem sustos. O que temos hoje é versão atualizada de desafios já antigos, espinhos já dos primeiros dias do cristianismo”.

Encontros

O subsídio de “Encontros Bíblicos” para o Mês da Bíblia 2023 propõe roteiros para a realização de encontros em grupos que se reúnem para ouvir a Palavra de Deus e intensificar a sua formação bíblica, abrindo-se ao diálogo e anunciando Jesus Cristo de forma missionária.

Dom José Antônio Peruzzo explica que o estudo da Carta aos Efésios proposto para o Mês da Bíblia deste ano procura, primeiro, explicitar a temática central da carta, que é a unidade do corpo de Cristo para, em segundo lugar, refletir sobre o lema: “vestir-se da nova humanidade!” (cf. Ef 4,24).

O material é composto por roteiros para quatro encontros e para a celebração de encerramento:

  • 1. Conhecer o amor de Cristo (Ef 3, 14-21)
  • 2. A unidade da Igreja (Ef 4, 1-16)
  • 3. Procedei como filhos da luz (Ef 5, 6-20)
  • 4. Honra teu pai e tua mãe (Ef 6, 1-9)
  • Celebração de encerramento do Mês da Bíblia – “Vestir-se da nova humanidade!” (cf. Ef 4, 24)

Fonte: CNBB