39ª Assembleia Geral do CELAM tem como lema “Colegialidade, Eclesialidade e Sinodalidade”

A 39ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) começa na noite desta terça-feira, 16 de maio, e segue até o dia 20, em Porto Rico. Sediado na diocese de Mayagüez, conhecida como a porta do cristianismo em Porto Rico, o evento tem caráter eletivo e vai traçar os caminhos pastorais da Igreja no continente para os próximos quatro anos.

No âmbito das reflexões, os bispos devem discernir nesses dias os sinais dos tempos colocados pela realidade da América Latina e do Caribe, para projetar o quadriênio 2023-2027 à luz dos desafios da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, e no contexto do Sínodo da Sinodalidade.

Esta assembleia também tem caráter eletivo. Assim, os prelados, presidentes e secretários gerais convidados das 22 Conferências Episcopais da região deverão eleger aqueles que estarão à frente do organismo continental (presidente, dois vice-presidentes e secretário-geral). Segundo o Celam, estarão na diretoria do colegiado aqueles que “tomarão as rédeas do novo período para continuar consolidando a renovação e reestruturação, iniciada em 2019 com a Assembleia de Tegucigalpa”.

No aspecto da espiritualidade, a proposta é que os bispos vivenciem “uma experiência de oração compartilhamento da vida de fé e da comunhão eclesial, sob a proteção do Espírito Santo, desde nossa condição de discípulos e pastores”.

Eles devem aprofundar a natureza sinodal da Igreja, “como elemento do ser e da ação do Celam” e definir as orientações para o quadriênio 2023-2027, o que implica acordar as orientações pastorais da Assembleia Eclesial, realizada em 2021, e os desafios de uma Igreja sinodal em saída.

Programação

A sessão inaugural está marcada para as 9h15 de terça-feira, 16 de maio, começará às 9h15 (hora local de Porto Rico) com a saudação do arcebispo de Trujillo, no Peru, e atual presidente, dom Miguel Cabrejos; logo em seguida, o presidente da Conferência Episcopal de Porto Rico, monsenhor Rubén González, dará as boas-vindas oficiais.

Ao longo deste primeiro dia, será desenvolvida a apresentação da dinâmica da Assembleia: estatutos, objetivos, programa. A 39ª Assembleia Geral Ordinária do Celam também contará com a participação do prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, dom Robert Francis Prevost.

A Eucaristia inaugural será às 19h30 e será presidida por dom Miguel Cabrejos, com transmissão pelas redes sociais do Celam.

Brasil no Celam

Atualmente, o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, é o primeiro vice-presidente do Celam. Durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, no último mês de abril, foi eleito o novo delegado brasileiro no organismo continental: o arcebispo de Brasília (DF), cardeal Paulo Cezar Costa. O suplente é dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ).

Com informações de ADN Celam