40 anos do Encontro Matrimonial Mundial na Arquidiocese de Salvador foram celebrados com Missa

Para celebrar os 40 anos de caminhada do Encontro Matrimonial Mundial (EMM) na Arquidiocese de Salvador, mais de 30 casais participaram, no dia 8 de outubro, da Santa Missa, presidida pelo padre Gabriel dos Santos Filho, na Matriz da Paróquia Ascensão do Senhor, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Após a Celebração Eucarística, os presentes se reuniram para a partilha de um lanche. Na oportunidade, foi exibido um vídeo com depoimentos de alguns sacerdotes que participaram do EMM em Salvador.

O que é o EMM?

O Encontro Matrimonial Mundial é uma experiência projetada para casais, sacerdotes, religiosos e religiosas, cujo carisma trata da renovação do relacionamento do casal e do relacionamento do sacerdote, religioso e religiosa com seu povo. Fundamenta-se na comunicação denominada “Diálogo à Nível de Sentimentos”.

Criado na Espanha, na década de 50, pelo sacerdote redentorista, Padre Gabriel Garcia Calvo, espalhou-se pelo mundo e atualmente encontra-se em aproximadamente 100 países. No Brasil, iniciou no ano de 1976, com o nome de Encontro do Diálogo e em 2003 adotou o nome original de Encontro Matrimonial Mundial. A principal atividade do Movimento é o Fim de Semana (FDS) que visa renovar a alegria das pessoas em suas vocações, iniciando a experiência pelo conhecimento pessoal, passando pelo conhecimento mútuo e alcançando a intimidade com Deus.

O foco da experiência do Encontro Matrimonial está nos altos e baixos da vida conjugal ou religiosa. Para os casais, a dinâmica da experiência é voltada para que criem um diálogo entre si e com Deus, alcançando uma compreensão mais profunda e abrangente do que significa estar casado. Religiosos e religiosas que participam de um FDS adquirem ferramentas de comunicação para crescerem no amor com a Igreja. Depois da experiência, seus sentimentos e pensamentos muitas vezes fluem mais nutricional, dissolvido em um amor mais profundo, uma dedicação renovada e contínua e mais alegria em sua vocação e no relacionamento que têm com sua comunidade.

A dinâmica apresenta uma forma de comunicação cujos benefícios são visivelmente refletidos aos filhos, familiares, Igreja e toda sociedade. Parte-se do princípio de que nenhum relacionamento é totalmente perfeito e sempre existirá uma possibilidade de melhorar a vida conjugal, independente do tempo de união. Após o Fim de Semana – FDS, o movimento oferece uma comunidade de apoio para os que desejarem permanecer no estilo de vida de diálogo e promove o engajamento efetivo dos casais nas atividades paroquiais como Igreja Viva.

Até hoje, foram realizados 137 FDSs em Salvador com a participação de mais de dois mil casais, sacerdotes, religiosos e religiosas. O próximo FDS acontecerá de 21 a 23 de outubro de 2022, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), localizado em Itapuã. As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário pelo link https://forms.gle/k5MDAPjxatft3D1i9

Informações: Emerson e Alzira (71) 98879-9723
Site: emm.org.br

Com informações e fotos: arquivo do EMM