470 anos: 1º dia do tríduo reuniu representantes da Vida Consagrada na Catedral Basílica de Salvador

Representantes da Vida Consagrada participaram hoje, 3 de agosto, do primeiro dia do tríduo em preparação à Solenidade do Titular da Catedral Basílica de Salvador e pelos 470 anos de criação da Diocese de São Salvador da Bahia. A Celebração, marcada pela adoração ao Santíssimo Sacramento, teve início às 16h, na Catedral, e foi presidida pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida.

Alguns momentos marcaram, de modo especial, quem esteve no templo. Um deles foi a recordação dos homens e das mulheres com fama de santidade, que estiveram na cidade também conhecida como “Bahia de Todos os Santos”, a exemplo da Santa Dulce dos Pobres, Santa Teresa de Calcutá, São João Paulo II e Santo Inácio de Loyola, além do padroeiro da capital baiana, São Francisco Xavier. Durante a oração, velas foram acesas e colocadas aos pés do Santíssimo Sacramento.

O silêncio tomou conta do templo e, diante de Jesus Eucarístico, religiosos e religiosas, leigos e leigas consagrados agradeceram por esta Igreja Particular e também suplicaram pelo fim da pandemia, recordando, ainda, a ação #SilêncioPelaDor, realizada na Igreja da Trindade – templo que abriga pessoas em situação de rua. Neste período de restrições, esta campanha acontece com duas intenções: a primeira é fazer ecoar, através do silêncio, a dor da morte de milhares de pessoas, pelo novo coronavírus, além da dor de estar infectado e a dor do isolamento social. A segunda foi pelas pessoas que precisam se manter em confinamento para conter a disseminação, além de tornar essa “Não-Ação” um clamor pela ação política por parte do governo em favor da vida.

Para a Irmã Maria Lúcia Gomes Torres, do Instituto Nossa Senhora da Oferenda, estar presente no primeiro dia do tríduo foi uma graça de Deus. “Hoje é um dia muito especial. Estamos celebrando a abertura do tríduo, com este momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, que é Jesus, Aquele a quem nós, como consagrados e consagradas, somos apaixonados. Por Ele e com Ele nós continuamos dando a vida na nossa missão e, de maneira particular, junto aos mais pobres, os mais esquecidos da sociedade”, disse.

Fotos: Sara Gomes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

Contatos

© Copyright Arquidiocese de São Salvador Bahia. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de São Salvador Bahia. Feito com por