Arquidiocese Notícias

Pastoral Arquidiocesana do Povo de Rua realiza III Jornada pelo Dia Mundial dos Pobres

Em 2018, mais de 500 pessoas participaram das ações gratuitas pelo Dia Mundial dos Pobres em Salvador – Foto: Sara Gomes

A Arquidiocese de Salvador, através da Pastoral Arquidiocesana do Povo de Rua, celebrará a III Jornada Mundial dos Pobres, de 10 a 17 de novembro. A principal referência para a Jornada é sempre a mensagem do Papa Francisco e, esse ano, o Papa oferece como iluminação bíblica a citação do Salmo: “A esperança dos pobres jamais se frustrará” (Sl 9, 19). O fortalecimento da opção preferencial pelos pobres é assumida pela Igreja e todos são chamados a abraçar e a dar esperança concreta a tantos indefesos e excluídos da sociedade.

Para a coordenadora da Pastoral Arquidiocesana do Povo de Rua e do Projeto Levanta-te e Anda, Ir. Lena Ferreira, o Reino de Deus é para todos e a jornada não é uma ação de um dia, ou de uma semana, mas sim um trabalho que acontece durante todo o ano buscando a valorização, a autoestima e a busca de garantia de direitos aos mais pobres. “O Papa Francisco nos convida a amar, a sermos solidários e solidárias a todas as pessoas invisibilizadas: essa é uma atitude de opção preferencial pelos pobres”, conta.

Como nos anos anteriores, as pastorais sociais, de modo especial a Pastoral do Povo de Rua, soma empenho para mobilizar iniciativas de solidariedade junto aos empobrecidos do país.  Desta forma, a programação terá início no dia 10 de novembro com as missas dominicais celebradas nas paróquias e que terão em suas homilias trechos da mensagem da jornada.

Dando continuidade, a partir do dia 12, as atividades arquidiocesanas serão voltadas para a celebração do Dia Mundial dos Pobres. A primeira delas acontecerá na Paróquia Santiago Maior, Boca da Mata, que promoverá um encontro reflexivo, seguida da Celebração da Luz junto à comunidade. Neste mesmo dia, o Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres, das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), realizará o “Café da convivência especial”. E na paróquia Nossa Senhora de Nazaré além do acolhimento e da espiritualidade, a conhecida “Sopa de Nazaré” manterá a sua rotina de alimentar mais de 180 pessoas em situação de rua.

Já no dia 13 de novembro, a Obra Lumen de Evangelização e o projeto Semeadores da Paz, ambos com sede na Vasco da Gama, promoverão a ação do projeto “Perfeita Alegria”, com um delicioso café da manhã junto aos mais vulneráveis. No dia 14 de novembro, às 14h, será a vez do projeto Levanta-te e Anda, que acompanha pessoas em situação de rua. Na sede acontecerá o “Dia de Espiritualidade Ninguém Nasce Pobre”, com a participação dos atendidos do projeto. À noite, a partir das 19h, na Comunidade da Trindade (Água de Meninos), ocorrerá a Celebração Eucarística.

Os centros comunitários, acompanhados pela Pastoral do Menor, e as unidades prisionais, acompanhadas pela Pastoral Carcerária, realizarão jornada reflexiva e atividades à luz do tema da jornada, durante toda semana.

Para alegrar e diversificar a programação, no dia 15 de novembro, no Campo Grande, será apresentado o coral “Vozes da Rua”, formado apenas por pessoas em situação de rua. Dia 16 será realizada a Vigília da Luz, das 19h30 às 21h, na Comunidade da Trindade. Esta ação é aberta para quem desejar participar e prepara homens e mulheres para o domingo (17), quando será encerrada a Jornada Mundial dos Pobres. Nesta data – 17 de novembro -, das 7h às 13h, a Praça do Largo de Roma, conhecida como Praça Irmã Dulce, acolherá uma série de atividades voltadas para as comunidades e entidades que trabalham com pessoas pobres, especialmente as que estão em situação de rua. A acolhida será com um café da manhã e, na ocasião, serão realizados serviços gratuitos de corte de cabelo e barba (para homens), corte de cabelo, design de sobrancelhas e auriculoterapia (para mulheres), medição de IMC (Índice de Massa Corpórea), aferição de pressão arterial, oficina de pintura, contação de histórias, apresentações de teatro e de capoeira. Às 11h, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá a Missa no Santuário Santa Dulce dos Pobres.

Também neste dia (17), no Vaticano, o Papa Francisco almoçará com pessoas que vivem em situação de extrema pobreza. O mesmo gesto será realizado na capital baiana, quando, por volta das 12h, Dom Murilo almoçará com pessoas que vivem em situação de rua e com todos os que estiverem na Praça Irmã Dulce.