
A Arquidiocese de Salvador, através da Pastoral Arquidiocesana do Povo de Rua, celebrará a III Jornada Mundial dos Pobres, de 10 a 17 de novembro. A principal referência para a Jornada é sempre a mensagem do Papa Francisco e, esse ano, o Papa oferece como iluminação bíblica a citação do Salmo: “A esperança dos pobres jamais se frustrará” (Sl 9, 19). O fortalecimento da opção preferencial pelos pobres é assumida pela Igreja e todos são chamados a abraçar e a dar esperança concreta a tantos indefesos e excluídos da sociedade.
Para a coordenadora da Pastoral Arquidiocesana do Povo de Rua e do Projeto Levanta-te e Anda, Ir. Lena Ferreira, o Reino de Deus é para todos e a jornada não é uma ação de um dia, ou de uma semana, mas sim um trabalho que acontece durante todo o ano buscando a valorização, a autoestima e a busca de garantia de direitos aos mais pobres. “O Papa Francisco nos convida a amar, a sermos solidários e solidárias a todas as pessoas invisibilizadas: essa é uma atitude de opção preferencial pelos pobres”, conta.
Como nos anos anteriores, as pastorais sociais, de modo especial a Pastoral do Povo de Rua, soma empenho para mobilizar iniciativas de solidariedade junto aos empobrecidos do país. Desta forma, a programação terá início no dia 10 de novembro com as missas dominicais celebradas nas paróquias e que terão em suas homilias trechos da mensagem da jornada.
Dando continuidade, a partir do dia 12, as atividades arquidiocesanas serão voltadas para a celebração do Dia Mundial dos Pobres. A primeira delas acontecerá na Paróquia Santiago Maior, Boca da Mata, que promoverá um encontro reflexivo, seguida da Celebração da Luz junto à comunidade. Neste mesmo dia, o Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres, das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), realizará o “Café da convivência especial”. E na paróquia Nossa Senhora de Nazaré além do acolhimento e da espiritualidade, a conhecida “Sopa de Nazaré” manterá a sua rotina de alimentar mais de 180 pessoas em situação de rua.
Já no dia 13 de novembro, a Obra Lumen de Evangelização e o projeto Semeadores da Paz, ambos com sede na Vasco da Gama, promoverão a ação do projeto “Perfeita Alegria”, com um delicioso café da manhã junto aos mais vulneráveis. No dia 14 de novembro, às 14h, será a vez do projeto Levanta-te e Anda, que acompanha pessoas em situação de rua. Na sede acontecerá o “Dia de Espiritualidade Ninguém Nasce Pobre”, com a participação dos atendidos do projeto. À noite, a partir das 19h, na Comunidade da Trindade (Água de Meninos), ocorrerá a Celebração Eucarística.
Os centros comunitários, acompanhados pela Pastoral do Menor, e as unidades prisionais, acompanhadas pela Pastoral Carcerária, realizarão jornada reflexiva e atividades à luz do tema da jornada, durante toda semana.
Para alegrar e diversificar a programação, no dia 15 de novembro, no Campo Grande, será apresentado o coral “Vozes da Rua”, formado apenas por pessoas em situação de rua. Dia 16 será realizada a Vigília da Luz, das 19h30 às 21h, na Comunidade da Trindade. Esta ação é aberta para quem desejar participar e prepara homens e mulheres para o domingo (17), quando será encerrada a Jornada Mundial dos Pobres. Nesta data – 17 de novembro -, das 7h às 13h, a Praça do Largo de Roma, conhecida como Praça Irmã Dulce, acolherá uma série de atividades voltadas para as comunidades e entidades que trabalham com pessoas pobres, especialmente as que estão em situação de rua. A acolhida será com um café da manhã e, na ocasião, serão realizados serviços gratuitos de corte de cabelo e barba (para homens), corte de cabelo, design de sobrancelhas e auriculoterapia (para mulheres), medição de IMC (Índice de Massa Corpórea), aferição de pressão arterial, oficina de pintura, contação de histórias, apresentações de teatro e de capoeira. Às 11h, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá a Missa no Santuário Santa Dulce dos Pobres.
Também neste dia (17), no Vaticano, o Papa Francisco almoçará com pessoas que vivem em situação de extrema pobreza. O mesmo gesto será realizado na capital baiana, quando, por volta das 12h, Dom Murilo almoçará com pessoas que vivem em situação de rua e com todos os que estiverem na Praça Irmã Dulce.