Neste tempo de pandemia, temos procurado cumprir a nossa missão evangelizadora, realizar as celebrações e dar assistência pastoral, observando as normas da saúde pública. As vacinas têm trazido esperança, mas a situação da pandemia no Brasil continua a exigir bastante cuidado. É preciso observar, em cada município, as medidas estabelecidas para preservar a vida e a saúde.
Em Salvador, a Prefeitura Municipal autorizou uma nova fase de flexibilização da pandemia, denominada “fase verde”, segundo o Decreto 34.123, de 08 de julho de 2021. Os protocolos para a retomada das atividades, como eventos sociais, são extensos e necessitam ser conferidos no Decreto 34.127, de 09 de julho de 2021, que pode ser acessado pela internet.
Em todas as paróquias, continuam em vigor as medidas sanitárias estabelecidas pelas autoridades: o uso de máscaras, o fornecimento de álcool 70º, a higienização do local e o distanciamento de 1,5m, sem permitir aglomeração na entrada ou saída das igrejas. O número de participantes nas celebrações, em Salvador, não pode ultrapassar o máximo de 50% da capacidade do local. É preciso estar atento, pois podem ocorrer mudanças nas medidas em vigor, observando sempre as exigências próprias de cada município. É muito importante vacinar-se e incentivar a vacinação, inclusive a segunda dose, nos casos previstos.
Enquanto durarem as restrições à participação dos fiéis nas igrejas, é importante continuar a transmitir as missas pelas redes sociais, especialmente aos domingos, segundo a realidade pastoral de cada paróquia. No quarto domingo de cada mês, às 10h, na Catedral Basílica de Salvador, há uma missa celebrada por um de nossos Bispos, pela superação da pandemia, bem como pelos enfermos, pelos falecidos e pelas famílias enlutadas e pelos profissionais da saúde, destacando-se uma destas intenções.
Cardeal Dom Sergio da Rocha
Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil



por