8 de setembro: 19 anos da morte do Cardeal Dom Lucas Moreira Neves

Hoje a Arquidiocese de Salvador recorda o Cardeal Dom Lucas Moreira Neves que, aos 76 anos, em 8 de setembro de 2002, retornou para a Casa do Pai. A Missa de corpo presente de Dom Lucas foi celebrada em 11 de setembro, na Basílica de São Pedro, em Roma, presidida pelo então Papa João Paulo II e concelebrada por mais de 30 cardeais, entre eles o Cardeal Joseph Ratzinger, que mais tarde seria nomeado Papa Bento XVI.

Durante as exéquias, o Papa João Paulo II mencionou um trecho do testamento de Dom Lucas:

“In laudem gloriae… estas palavras de São Paulo… que há quase sessenta anos me servem de iluminação espiritual, me inspirem também no momento de me apresentar diante de Deus. Desejo ardentemente que, nesse momento, se concentre e encontre o seu ponto culminante toda a minha ação de graças à Santíssima Trindade”.

Logo após as cerimônias fúnebres, em Roma, o corpo de Dom Lucas seguiu para o Brasil, sendo recebido em 14 de setembro na cidade de Salvador, seguindo para São João del-Rei, em Minas Gerais – cidade natal do prelado -, para a celebração de mais uma missa exequial. O corpo do Cardeal retornou para a capital baiana, para ser sepultado em 16 de setembro, data em que Dom Lucas completaria 77 anos de vida, na Catedral Basílica de Salvador.

Com informações do Wikipédia.