Criado por São Francisco de Assis, o presépio ajuda a recontar a história do nascimento do Menino Jesus. Assim, com a certeza de que o Natal está centralizado na chegada do Salvador, a Associação Internacional de Direito Pontifício Arautos do Evangelho monta presépios, todos os anos, em diversas cidades do Brasil. No território da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, um deles pode ser visitado na Capela São José, localizada à Rua 15 de Janeiro, 249, Caji, Lauro de Freitas, aos sábados e domingos, das 10h às 12h e das 15h às 20h; e de segunda a sexta-feira, para grupos, mediante agendamento pelo telefone (75) 98159-2807.
Os presépios dos Arautos do Evangelho apresentam os principais episódios do nascimento e da vida de Jesus, em cenários construídos artesanalmente: maquetes das cidades de Belém, Jerusalém, Roma antiga, entre outras; naturezas com árvores, flores, riachos, cascatas, constelações cintilantes; imagens que reproduzem fielmente personagens da época e se movimentam através de mecanismos de mecatrônica, em sincronia à trilha sonora com narrações da mais bela história.
A apresentação começa ao abrir das cortinas. Em meio a efeitos de luzes, anjos rasgam nuvens e cantam no mais alto dos céus “Glória a Deus nas Alturas”. Humildes pastores inundados de admiração deixam seus rebanhos e são conduzidos até a gruta, onde está reclinado na manjedoura, sob o doce olhar de Maria e José, absortos em contemplar, o Divino bebê.



por