
A partir de agora, a Seção brasileira do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família está em um novo espaço, na Cúria Metropolitana de Salvador, localizada no Garcia. A sala foi abençoada pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, na tarde do primeiro dia do mês de fevereiro. “O Instituto não é, simplesmente, de Salvador. Ele é internacional, mas procurando ter como âmbito de abrangência o Brasil. Nós, como Arquidiocese, somos agraciados e temos também a responsabilidade de apoiar o Instituto. Ele é dom e tarefa para a nossa Arquidiocese, mas a sua atuação, cada vez mais, ultrapassa os limites desta Igreja Particular”, disse Dom Sergio.
De acordo com o diretor do Instituto, padre Rafael Fornasier, estar no Centro de Pastoral da Cúria Metropolitana de Salvador significa estreitar ainda mais os laços com a Sé Primacial do Brasil. “Assim, o Instituto da Família, como é chamado de forma mais abreviada, mantém suas ações mais próximas às atividades pastorais da Arquidiocese, em especial com aquelas voltadas para a família, por meio da Pastoral Familiar, dos Movimentos e Serviços Familiares, e continua o seu trabalho de articulação de atividades acadêmicas e pastorais aqui e em todo o Brasil”, assevera.
Neste novo espaço, os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. “Esperamos que os agentes da Pastoral Familiar, mas também de outras pastorais, já que a família é eixo transversal de toda evangelização, possam se sentir em casa em nossos espaços, descobrindo as propostas de formação que temos, consultando nossa pequena biblioteca voltada para os estudos sobre família e se encontrando para reuniões e formações pontuais”, afirma o padre Rafael.
O Instituto da Família tem como missão “Promover, de forma pastoral e acadêmica, o bem-estar da pessoa e da sociedade humana que está intimamente ligado com o amor humano e a família”. “São João Paulo II desejou que o Instituto fosse um centro de aprofundamento, por meio de estudos e pesquisas, dos temas ligados às relações familiares, a fim de que isso pudesse oferecer uma contribuição para perceber mais e melhor o papel capital da família na vida e na missão da Igreja, na organização e na convivência mais humana em sociedade”, diz o padre Rafael.
Fotos: Sara Gomes / Ana Paula








