
O amor e a fé em Jesus presente no Sacramento da Eucaristia foram manifestados por centenas de fiéis que participaram da Santa Missa e da procissão na Solenidade de Corpus Christi, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador. A Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo de São Salvador, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, teve início às 9h, e foi antecedida pela oração das Laudes, cantadas por todos os que estavam no templo [para conferir a reportagem, em vídeo, clique aqui].
Durante a homilia, Dom Sergio destacou a presença viva de Jesus na Eucaristia. “Esta é uma ocasião, primeiramente, para expressar o amor a Deus. Nesta Solenidade, sempre que possível, se realiza a procissão, por que é uma oportunidade singular de manifestar, publicamente, a fé no Santíssimo Sacramento. Comumente, como todos sabemos, o Santíssimo Sacramento permanece no Sacrário, mas por ocasião de Corpus Christi, nós O levamos pelas ruas em procissão”, disse.
O testemunho público da fé em Jesus Cristo, já manifestado dentro da Catedral, foi estendido por ruas do Centro Histórico, por onde passou a procissão. Nas mãos do Cardeal estava o ostensório, para onde todos os olhares e corações se voltavam. Nas calçadas, inúmeras pessoas se ajoelhavam e estendiam os braços em sinal de agradecimento ao Santíssimo Sacramento. “Nosso Senhor caminha conosco, em nosso dia-a-dia, em nossas casas, nas ruas, enfim, onde estivermos Ele vai conosco, Ele caminha conosco, Ele é o Senhor do nosso caminhar”, afirmou Dom Sergio.
Como acontece todos os anos, o percurso teve à frente os membros do Apostolado da Oração, seguido da Congregação Mariana, Legião de Maria, além de outros movimentos, religiosos, Ordens Terceiras Irmandades, seminaristas, diáconos e padres. Ao término da procissão, o Santíssimo Sacramento foi conduzido até o adro da Catedral, de onde o Arcebispo abençoou a todos os fiéis. “Temos a certeza de que Jesus está no Santíssimo Sacramento, mas, ao mesmo, tempo de que Ele permanece conosco, nos ilumina e ilumina a nossa caminhada nas mais diferentes circunstâncias”, disse o Arcebispo.
Fotos: Sara Gomes






































































































































por