Simpósio anual reuniu cerca de mil membros do Apostolado da Oração e do Movimento Eucarístico Jovem

Membros do Apostolado da Oração e do Movimento Eucarístico Jovem, que formam a Rede Mundial de Oração pelo Papa, estiveram reunidos, no dia 30 de setembro, durante o Simpósio promovido anualmente. Em 2023, o encontro, que contou com cerca de mil pessoas, aconteceu no Mosteiro de São Bento, em Salvador.

Logo no início da manhã, os participantes tiveram a oportunidade de adorar a Jesus no Santíssimo Sacramento. Pelas mãos do Diretor Espiritual, padre Valson Sandes, o ostensório foi conduzido pelo templo, para que cada um pudesse se sentir ainda mais próximo ao Sagrado Coração de Jesus. Na porta da Basílica, o sacerdote suplicou a Deus pela cidade de Salvador.

O tema deste ano – Vocação, Graça e Missão –, relacionado ao Ano Vocacional, foi escolhido para que cada membro do AO e do MEJ sinta no coração o desejo de redescobrir e reanimar a vocação de leigo ou de leiga como serviço e pertença à Igreja. “Este simpósio vai renovar o dom de Deus em cada membro do Apostolado da Oração da nossa Arquidiocese Primaz do Brasil”, afirma o padre Valson.

Ao longo de todo o dia, os participantes acompanharam conferências, proferidas pelo padre Adalberto Neves Silva, do clero da Diocese de Jequié; e pelo padre Wilton Robson Arruda de Lima, pároco da Paróquia Santa Teresa D’Ávila, em Salvador.

Obras Pontifícias, o Apostolado da Oração e o Movimento Eucarístico Jovem estão presentes em mais de 90 países. “Eles são braços importantes na ajuda pastoral de cada paróquia. Todas as paróquias da nossa Arquidiocese têm o Apostolado da Oração e isto é uma riqueza, é um dom precioso que Deus concede para o serviço, para o anúncio, para tudo o que acontece na vida da Igreja e para o povo de Deus”, disse o padre Valson.

“Este Simpósio foi organizado desde dezembro de 2022, pela diretoria arquidiocesano, pelas diretorias dos 120 centros do Apostolado da Oração na Arquidiocese e pelas coordenações das 12 foranias. Tivemos o apoio dos nossos sacerdotes e fomos acolhidos pelo Mosteiro de São Bento. Hoje, graças a Deus, estamos aqui com mais de 800 membros, vivendo esta graça que só o Sagrado Coração de Jesus pode nos dar”, disse a presidente do AO, Maria Cristina de Jesus Cerqueira.

Fotos: Sara Gomes