Comunicado sobre o casamento realizado na Capela do Museu de Arte Sacra

Comunicamos, por meio desta nota, que as postagens na internet referentes a um casamento realizado na Igreja de Santa Teresa, no Museu de Arte Sacra, em Salvador – BA, no dia 4 de novembro de 2023, foi uma cerimônia com rito litúrgico católico. Na assembleia havia a presença de pessoas da comunidade umbandista.

Por causa da proximidade dos noivos com a comunidade umbandista, algumas pessoas resolveram prestar uma homenagem ao casal com cantos e orações do culto afro. Isto se deu antes do rito católico. Reconhecemos que a homenagem não era adequada para o espaço litúrgico.

Informamos que o cônego Lázaro Muniz, que assistiu à cerimônia do casamento, não havia sido comunicado; portanto, não tinha dado permissão para tais incursões. O mesmo sacerdote advertiu o casal e alertou os convidados com relação ao fato, em vista de se evitarem outras atitudes inconvenientes.

Informamos, ainda, que as pessoas implicadas diretamente na cerimônia foram comunicadas e se manifestaram com pedido de desculpas por terem realizado tais atos dentro de um templo católico.

Há publicações circulando nas mídias sociais que não revelam o verdadeiro teor da celebração realizada, seguindo o estrito Ritual de Matrimônio, na fórmula “sem missa”.

É importante que o diálogo inter-religioso seja sempre marcado pelas normas canônicas e as orientações pastorais vigentes, no respeito aos diversos segmentos religiosos.

Salvador, 6 de novembro de 2023.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de São Salvador da Bahia