No dia em que a Igreja celebrou a Visitação da Santíssima Virgem Maria (31 de maio), o Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, esteve no Módulo 1 da Penitenciária Lemos de Brito (PLB), localizada no bairro Mata Escura, na capital baiana. Acompanhado pelo assistente eclesiástico da Pastoral Carcerária, padre Phillipe Le Puil e por agentes, Dom Sergio foi recebido pelo secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), José Carlos Souto Filho; pelo superintendente de Ressocialização, Bacildes Azevedo Moraes Terceiro; pelo superintendente de Segurança Prisional, Luciano Teixeira Viana; e pelo chefe de Gabinete, Marcelo Mendes Santos.
Após ter acesso ao pátio onde foi realizada a celebração, Dom Sergio acompanhou uma breve apresentação feita por alguns detentos, que cantaram e rezaram.
“O trabalho da Pastoral Carcerária tem uma importância fundamental nos nossos presídios, porque os que neles estão necessitam de vida nova. Nós acreditamos muito que quando se tem assistência religiosa, a Palavra de Deus, nós podemos sim gerar homens novos”, afirmou Dom Sergio
Antes da bênção final, os internos cantaram a música “Te coroamos”, e cada um foi convidado a, no próprio coração, coroar a Virgem Maria. “Nós queremos que essas visitas sejam o momento em que Jesus entre nos corações, trazendo vida nova. Precisamos valorizar, cada vez mais, essa missão da Pastoral Carcerária, ajudando as pessoas a compreenderem e a apoiarem. Nem sempre o trabalho da Pastoral Carcerária tem o devido apoio”, disse o Cardeal.
Fotos: Sara Gomes

























por