Com Deus tem jeito: encontro reuniu cerca de 150 pessoas em situação de rua


A Obra Lumen de Evangelização promoveu, neste sábado (17 de agosto), o encontro “Com Deus tem jeito!”, reunindo cerca de 150 pessoas em situação de rua na Escola Park Salvador (bairro Caixa D’Água). Na oportunidade, os homens, as mulheres e as crianças acompanhadas dos pais tiveram um dia diferente, marcado pela Palavra de Deus, por amor e por gestos concretos, como alimentação e banho.

A programação teve início às 4h30 quando ônibus começaram a circular em pontos específicos da cidade, onde membros da Obra Lumen já desenvolvem ações junto à população de rua, como Campo da Pólvora, Piedade e Largo dos Mares.

“O ‘Com Deus tem jeito’ é um evento a nível nacional, e essa é a 14ª edição que acontece aqui em Salvador. O encontro foi pensado justamente pra acolher várias pessoas em situação de rua. O nosso foco também é a evangelização da sociedade como um todo, dos voluntários e das pessoas às quais serão acolhidas. E, para nós, é uma alegria muito grande poder realizar esse encontro, um encontro do Cristo abandonado com o Cristo ressuscitado. A nossa alegria é tamanha que a gente não consegue nem expressar”, disse Ricardo Abrantes, membro e coordenador da equipe de Comunicação da Obra Lumen.

O ponto alto do encontro foi a Santa Missa presidida pelo bispo auxiliar, Dom Valter Magno de Carvalho. “Ninguém é excluído do amor de Deus, por isso, com Ele tudo nessa vida tem jeito, e sem Ele nada nós podemos. Precisamos orientar o nosso coração para Deus, na certeza que o Seu amor é capaz de resgatar as pessoas para uma vida nova. Com Deus tem jeito!”, disse.

Ainda durante a homilia, voltando o olhar para os membros da Obra Lumen, Dom Valter os encorajou a prosseguirem firmes na missão. “O fato de estarmos aqui e acolhermos irmãos e irmãs que em outros tempos foram resgatados, mostra que o nome desse evento é uma verdade. Vocês da Obra Lumen são os braços amorosos de Deus na acolhida dos Seus filhos e filhas; são os ouvidos do Senhor que escutam aqueles que não têm voz; são os olhos do Senhor que enxergam os mais excluídos da sociedade. Vocês são fundamentais para a nossa Igreja. Nós precisamos do serviço de vocês, contem com todo o nosso apoio, com o apoio da nossa Arquidiocese para continuarem fazendo o bem”, afirmou.

Embora promovida pela Obra Lumen, a atividade este ano contou com a colaboraçãodas Novas Comunidades. “O encontro com ‘Deus tem jeito’, que é na verdade uma grande jornada de oração e de trabalho por nossos irmãos que se encontram em situação de vulnerabilidade, de modo especial este ano, foi elevado a nível arquidiocesano e também contou com a colaboração de muitas comunidades novas de nossa Igreja Particular. Celebrar este encontro é renovar em nossos corações a certeza do amor de Deus, que para o Senhor nada é impossível e que com Ele tudo tem jeito”, disse o assistente eclesiástico das Novas Comunidades, padre Ailan Simões.

Fotos: Sara Gomes