Arquidiocese de Salvador realizou Assembleia Arquidiocesana de Pastoral 2024

 

O Jubileu de Esperança, que será celebrado em 2025, foi um dos temas abordados na Assembleia Arquidiocesana de Pastoral 2024. Realizada na manhã deste dia 23 de novembro, a atividade reuniu o Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha; os bispos auxiliares, Dom Dorival Barreto, Dom Marco Eugênio Galrão e Dom Valter Magno de Carvalho; padres, diáconos, religiosos, religiosas e leigos no Auditório Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, da Cúria Metropolitana de Salvador. “A Assembleia Arquidiocesana de Pastoral é sempre um espaço privilegiado para refletir sobre a missão da Igreja e, sobretudo, para buscar caminhos, para buscar os melhores meios para evangelizar. Por isso que é uma Assembleia de Pastoral. Ela tem a ver com a missão pastoral, com a missão evangelizadora da Igreja”, disse o Cardeal Dom Sergio da Rocha.

A Assembleia teve início com o momento de oração. Em seguida, Dom Sergio proferiu a palavra de abertura. “Neste ano, nós buscamos iluminar a nossa caminhada com dois grandes temas. O primeiro, a temática do Sínodo dos Bispos, recentemente concluído em Roma. Então procuramos já entender alguns aspectos do documento final do Sínodo dos Bispos, que vão ter implicações na nossa ação pastoral. O segundo grande tema que está iluminando o nosso caminhar, mas sobretudo esta Assembleia, é o Ano Jubilar, o Ano Santo da Esperança. Nós que somos convidados a caminhar juntos, vivenciando as conclusões do Sínodo dos Bispos, estamos fazendo isso com a esperança que tem sua razão de ser em Deus e também na nossa caminhada”, afirmou Dom Sergio.

Ainda durante a manhã, o bispo auxiliar, Dom Dorival Barreto, abordou a temática do Ano Jubilar, com destaque para as orientações do Papa Francisco. Na oportunidade, Dom Dorival falou sobre a importância de todos se prepararem e vivenciarem de maneira completa este tempo forte na Igreja. As datas das celebrações, peregrinações e outras atividades foram apresentadas pelo padre Jorge Valois e, em breve, elas estarão disponíveis no site oficial da Arquidiocese de Salvador.

“Nós esperamos, em Deus, contar com a participação efetiva de muitos irmãos e irmãs, para que juntos compartilhemos a ação evangelizadora da Igreja. A evangelização necessita de todos, a missão da Igreja necessita ser compartilhada por todos. Daí a importância de uma Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que, diferentemente de uma reunião do clero, conta com a presença das várias vocações e ministérios da Igreja. Precisamos assumir juntos a missão da Igreja, porque os desafios pastorais são enormes. Uma Assembleia como essa já é um sinal de esperança”, afirmou Dom Sergio.

Fotos: Sara Gomes